ISSN 2594-5327
65º Congresso ABM — vol. 65, num.65 (2010)
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Abstract
Resumo Este artigo objetiva pesquisar quais as habilidades sociais e comportamentais os lideres apresentam atualmente e quais são tidas como ideais sob o ponto de vista de seus subordinados. Identificar, por meio da percepção dos funcionários, quais os comportamentos do líder que favorecem o ambiente de trabalho comparando a percepção real com a idealizada. O delineamento utilizado para a pesquisa foi o levantamento. Este método proporcionou a interrogação de uma amostra de pessoas cujo comportamento se desejou conhecer. A amostra foi composta por 34 sujeitos de diferentes funções, todos pertencentes a uma empresa automotiva. O questionário é composto de dados demográficos da amostra e 31 questões adaptadas do trabalho de Costa (2007). Os dados foram submetidos ao tratamento quantitativo utilizando o software Sphinx. Além dos dados referentes à análise descritiva simples, foi realizada também a comparação entre as percepções reais e desejadas pelos respondentes. Constatou-se que as relações atuais dentro da empresa pesquisada embora haja pontos positivos sobre o comportamento do líder, onde ele toma atitudes assertivas e serve de modelo para seus subordinados, na maioria dos casos, apresenta-se ainda um ambiente desfavorável onde prevalece o descontentamento com a forma de agir do líder. Tal sentimento foi constatado onde na situação idealizada destacam-se a necessidade de confiança na chefia, acesso às informações, liberdade na gestão do serviço, feedback sobre o trabalho e a necessidade de comportamentos mais empáticos por parte dos lideres das áreas.
This article has as its objective to research the social and behavioral skills currently presented by the leaders and which skills are considered the ideal ones according to their subordinates’ point of view. Identify, through the employees’ perception, the leader’s behaviors that contribute to the work environment comparing the real perception to the idealized one. A survey was used to outline the research. This method provided the questioning of a sample of people whose behavior we wanted to know. The sample was composed of 34 subjects from different functions, all of them from an automotive company. The questionnaire is composed of demographic data of the sample and 31 questions adapted from Costa’s work (2007). The data was submitted to the quantitative treatment using the Sphix software. Besides the data referred to the sample descriptive analysis, there was also the comparison between the real perception and the one wished by the respondents. Although there are positive points about the behavior of the leader when having assertive attitudes and serving as a role model to his subordinates, it was verified, in most of the cases, that the current relationships inside the researched company still present an unfavorable environment prevailing the dissatisfaction with the way the leader behaves. Such feeling was observed where, in the idealized situation, there is the need to rely on the leadership, to have access to information, freedom in managing the job, work feedback and the need for a behavior with more empathy from the leaders of the areas.
Keywords
Habilidades sociais; Habilidades comportamentais; Comportamento do líder.
Social skill; Behavioral skill; Leaders behavior.
How to refer
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues;
Silva, Cintia Rodrigues da;
Melo, Janaina Silveira de.
HABILIDADES GERENCIAIS: EXPECTATIVAS SOBRE O COMPORTAMENTO DE UM LÍDER
,
p. 2848-2858.
In: 65º Congresso ABM,
Rio de Janeiro,
2010.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-16552