ISSN 2594-5335
19º Seminário de Automação & TI — vol. 19, num.19 (2015)
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Abstract
No processo de implementação de uma nova planta industrial, a disciplina de automação, responde pela integração dos equipamentos de forma a permitir a operação segura e produtiva dos dispositivos envolvidos, com um mínimo de intervenção humana. Em projetos de grande porte, temos muitos fornecedores de equipamentos mecânicos com diversas formas de contratação e estabelecer um padrão único para o sistema de automação, tornase uma atividade complexa, porém, fundamental para o sucesso do projeto. Por outro lado, o sistema de controle é sempre o último a ser montado e pode provocar atrasos no comissionamento dos equipamentos, se não estiver devidamente pronto, ou mesmo ser pressionado para compensar atrasos ocorridos nas etapas anteriores da construção. Nesse contexto, a engenharia de automação precisa estar concluída, os materiais precisam estar disponíveis e a mão de obra pronta para atendimento no exato momento das necessidades. Mediante o uso de uma estratégia de contratação antecipada do pacote de automação, na modalidade MAC, onde apenas uma empresa responde pelo fornecimento global do sistema de automação e instrumentação, reduzindo as interfaces envolvidas, buscando a participação do fornecedor nas fases iniciais da engenharia e com a elaboração de um planejamento consistente de recursos, foi possível atender as demandas da construção e comissionamento, dentro do cronograma e custo previstos para o projeto. Os resultados alcançados pela disciplina de automação e controle, aliados ao resultado global do projeto, sinalizam a assertividade das ações realizadas, trazendo benefícios consideráveis e reduzindo o risco na implementação do projeto P4P.
In the process of implementation of a new industrial plant, automation discipline, is responsible for the integration of the equipment in order to allow productive and safe operation of the devices involved, with a minimum of human intervention. In large projects, we have many suppliers of mechanical equipments with various forms of contracting and establish a single standard for the automation system, it becomes a complex activity, however, critical to the success of the project. On the other hand, the system of control is always the last one to be mounted and may cause delays in the commissioning of the equipment, if it is not properly ready, or even being pressured to compensate for delays occurring in the previous steps of the construction. In this context, automation engineering needs to be completed, the materials must be available and ready workforce for attendance at the exact moment of the needs. Through the use of a strategy of hiring automation package, advance in MAC mode, where only one company is responsible for the global supply of the automation system and instrumentation, reducing the interfaces involved, seeking the participation of supplier in the early stages of engineering and with the development of a consistent planning of resources, it was possible to meet the demands of construction and commissioning, on schedule and cost for the project. The results achieved by the automation and control discipline, allies to overall result of the project, signaling the assertiveness of the actions carried out, bringing considerable benefits and reducing risk in the implementation of P4P project.
Keywords
Projeto P4P, Samarco, Automação, MAC.
Project P4P, Samarco, Automation, MAC
How to refer
Correa, Paulo;
Silva, Willians Rodrigues da.
IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DA QUARTA USINA DE PELOTIZAÇÃO DA SAMARCO – PROJETO P4P, UTILIZANDO O MODELO DE FORNECIMENTO DO TIPO MAC – MAIN AUTOMATION CONTRACTOR
,
p. 72-80.
In: 19º Seminário de Automação & TI,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2237-0234-26311