ISSN 2594-5327
62º Congresso anual da ABM — vol. 62, num.62 (2007)
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Abstract
O artigo tem como objetivo analisar por meio de um estudo de caso, o quanto à implementação de um sistema para monitoramento dos indicadores de qualidade em uma célula de produção da área de carroceria de uma empresa automobilística é fundamental para a otimização dos custos de retrabalho da área, gerando impacto em indicadores importantes como qualidade, eficiência, custos e produtividade. E, com a pesquisa de caráter exploratório associada a um estudo de caso em uma empresa automobilística de grande porte, e ainda através da metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), foi possível identificar o problema e traçar metas a serem cumpridas fazendo com que as informações dos indicadores de qualidade fluíssem por meio de um sistema de fácil acesso gerando informações para que os gestores atuassem no processo como forma de conter os problemas de qualidade que afetavam a célula cliente, contribuindo desta forma, para que, indicadores vitais para a empresa como defeitos por unidade, custo da mão-de-obra entre outros, fossem reduzidos após a implantação do sistema. Os resultados adquiridos, como a redução de mão-de-obra direcionada para retrabalhos, é exemplo de que o gerenciamento dos processos de qualidade dentro das empresas como forma de conhecer, monitorar e atuar na correção das anomalias contribui de forma eficiente para que os custos da empresa sejam reduzidos causando impacto no custo final do produto trazendo assim, lucratividade e competitividade para a empresa. Os resultados alcançados tiveram uma grande parcela de colaboração da parte operacional em função do comprometimento nas liberações de produtos sem anomalias executando o autocontrole como forma de controlar pontos importantes para o cliente.
The article has as objective to analyze through a case study, how much implementation of a system to monitor of the pointers of quality in a production cell of the Area of Carroceria of an automobile company is basic for the optimization of the costs of rework of the area, generating impact in important pointers as quality, efficiency, costs and productivity. Through methodology PDCA (Plan, Do, Check, Act), it was possible to identify the problem and to trace goals to be fulfilled making with that the information of the quality pointers flowed through a system of easy access generating information so that the managers acted in the process as form to contain the quality problems that affected the cell customer, contributing of this form so that indicating vital for the company as defects for unit, cost of the man power among others, were after reduced the implantation of the system. The acquired results, as the reduction of workmanship hand directs for reworks, is example of that the management of the processes of quality inside of the companies as form to know, to monitor and to act in the correction of the anomalies contributed of efficient form so that the costs of the company are reduced causing impact in the final cost of the product thus bringing profitability and competitiveness for the company. The reached results had had a great parcel of contribution of the operational part in function of the compromising in the releases of products, without anomalies having executed the self-control as form to control important points for the customer.
Keywords
Sistema de qualidade; PDCA; Custos de retrabalho; Anomalias.
System of quality; PDCA; Costs of rework; Anomalies.
How to refer
Gusmão, Marcio André Marcon;
Lindgren, Paulo César Correia;
Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido.
IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS DA QUALIDADE PARA OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS DE RETRABALHO: UM ESTUDO DE CASO
,
p. 2345-2354.
In: 62º Congresso anual da ABM,
Vitória,
2007.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0252