Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

65º Congresso ABM vol. 65, num.65 (2010)


Title

IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN THINKING EM UMA LINHA DE MONTAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES: UM ESTUDO DE CASO

IMPLEMENTATION OF LEAN THINKING IN AN ASSEMBLY LINE OF AUTOMACHINE VEHICLES: A STUDY OF CASE

DOI

10.5151/2594-5327-16393

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Abstract

Desde que começaram a ficar evidentes as vantagens do Sistema Toyota de Produção (STP) sobre os sistemas tradicionais na produção de automóveis, montadoras de diversas partes do mundo passaram a aplicar os conceitos do STP na busca de maior competitividade e, por conseguinte, uma maior participação de mercado. O STP aplica os princípios do Lean Thinking (Pensamento Enxuto) como base para a construção de uma cultura empresarial sustentável. O objetivo da pesquisa foi de determinar os elementos críticos que exercem uma influência fundamental na garantia do sucesso na implantação do Lean Thinking, por meio de investigação documental e coleta de dados de uma linha de produção em série de veículos automotores da empresa estudada onde, desde o início de 2007, se aplica os conceitos de gestão Lean e suas ferramentas associadas. Esta pesquisa visa descrever as principais características a respeito de um novo processo assim como seu impacto nas populações relacionadas. Por outro lado, além dos aspectos gerenciais e técnicos envolvidos, busca-se também conhecer os aspectos comportamentais que influem para o sucesso da implantação de uma cultura organizacional baseada no STP. Espera-se que a pesquisa possa se constituir em base para a introdução do Lean Thinking na empresa de forma sustentável, servindo de subsídio para estudos posteriores que visam à transformação da organização como um todo.

 

Since that the advantages of the Toyota Production System (STP) had started to be in evidence over the traditional systems in the production of automobiles, assembly plants of diverse parts of the world had started to apply the concepts of the STP in the search of bigger competitiveness and, therefore, a bigger market share. The STP applies the principles of the Lean Thinking as a base for the construction of a sustainable enterprise culture. The objective of the research was to determine the critical elements that exert an important influence in the guarantee of the success in the implantation of the Lean Thinking, by means of documentary inquiry and collect of data of a production line of automotive vehicles of the studied company where, since the beginning of 2007, the concepts of Lean management and its associated tools are applied. This research aims at to describe the main characteristics regarding a new process as well as its impact in the related populations. On the other hand, beyond the management and technical aspects, it also aims to know the behavior aspects that influence for the success of the implantation of an organizational culture based on the STP. It is expected that the research can consist in a base for the introduction of the Lean Thinking in the company on a sustainable way, serving of subsidy for posterior studies that they aim at to the transformation of the organization as a whole.

Keywords

Lean thinking; Fatores críticos de sucesso; Cultura organizacional.

Lean thinking; Critical factors of success; Organizational culture.

How to refer

Rocha, Aglaé Baptista Torres da; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido; Barros, José Glenio Medeiros de. IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN THINKING EM UMA LINHA DE MONTAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES: UM ESTUDO DE CASO , p. 2123-2135. In: 65º Congresso ABM, Rio de Janeiro, 2010.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-16393