ISSN 2594-5335
27th Seminar on Automation & IT — Vol. 27, Num. 27 (2025)
Title
DOI
Downloads
Abstract
O Programa de Automação Robótica de Processos (RPA) da Samarco teve como objetivo aumentar a eficiência operacional e liberar os colaboradores de tarefas repetitivas, permitindo foco em atividades estratégicas. Estruturado com o apoio de uma consultoria especializada, foi implementado por ciclos chamados “ondas”, baseados em metodologia Ágil, com duração média de cinco meses. Cada ciclo envolveu mapeamento, priorização, automação e monitoramento de processos, abrangendo até cinco áreas por vez. Entre 2023 e 2025, sete ondas foram executadas, automatizando 27 processos em 13 áreas corporativas e convertendo mais de 25.000 horas de trabalho manual em atividades de análises e estratégicas. No mesmo período, a Samarco ampliou sua capacidade operacional para 60%, sendo as automatizações com o RPA fundamentais na manutenção da eficiência dos processos, produtividade e qualidade de vida das pessoas impactadas pelo aumento de demandas. O programa evidencia o potencial da integração tecnológica, viabilizada pela gestão de processos e pessoas, fomentando a Transformação Digital. Atualmente, a empresa avança na adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados. O objetivo deste trabalho é analisar o avanço dessas tecnologias, considerando soluções já utilizadas e ferramentas emergentes, com foco em ganhos de eficiência, governança e inovação no ambiente corporativo.
THE ROBOTIC PROCESS AUTOMATION (RPA) PROGRAM AT SAMARCO AIMED TO ENHANCE OPERATIONAL EFFICIENCY AND RELIEVE EMPLOYEES FROM REPETITIVE TASKS, ALLOWING THEM TO FOCUS ON STRATEGIC ACTIVITIES. STRUCTURED WITH THE SUPPORT OF A SPECIALIZED CONSULTING FIRM, THE PROGRAM WAS IMPLEMENTED IN ITERATIVE CYCLES KNOWN AS “WAVES,” BASED ON AGILE METHODOLOGY, EACH LASTING APPROXIMATELY FIVE MONTHS. EACH CYCLE INVOLVED THE MAPPING, PRIORITIZATION, AUTOMATION, AND MONITORING OF PROCESSES, COVERING UP TO FIVE DEPARTMENTS PER WAVE. BETWEEN 2023 AND 2025, SEVEN WAVES WERE EXECUTED, AUTOMATING 27 PROCESSES ACROSS 13 CORPORATE AREAS AND CONVERTING MORE THAN 25.000 HOURS OF MANUAL WORK INTO ANALYTICAL AND STRATEGIC ACTIVITIES. DURING THE SAME PERIOD, SAMARCO INCREASED ITS OPERATIONAL CAPACITY TO 60%, WITH AUTOMATION USING RPA BEING FUNDAMENTAL IN MAINTAINING THE EFFICIENCY OF PROCESSES, PRODUCTIVITY AND QUALITY OF LIFE OF PEOPLE IMPACTED BY THE INCREASE IN DEMANDS. THE PROGRAM HIGHLIGHTS THE POTENTIAL OF TECHNOLOGICAL INTEGRATION, ENABLED BY EFFECTIVE PROCESS AND PEOPLE MANAGEMENT, FOSTERING DIGITAL TRANSFORMATION. CURRENTLY, THE COMPANY IS ADVANCING IN THE ADOPTION OF SOLUTIONS BASED ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE (AI) AND DATA ANALYTICS. THE OBJECTIVE OF THIS STUDY IS TO ANALYZE THE EVOLUTION OF THESE TECHNOLOGIES, CONSIDERING BOTH EXISTING SOLUTIONS AND EMERGING TOOLS, WITH A FOCUS ON EFFICIENCY GAINS, GOVERNANCE, AND INNOVATION IN THE CORPORATE ENVIRONMENT.
Keywords
Hiperautomação, Automação Robótica de Processos, Inteligência Artificial, Transformação Digital.
How to cite
Borges, Sarah Francisca de Souza; Rezende, Lorena Vieira; Pinho, Luiz; Macedo, Rodolfo.
JORNADA DA HIPERAUTOMAÇÃO NA SAMARCO: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL,
p. 276-287.
In: 27th Seminar on Automation & IT,
São Paulo, Brasil,
2025.
ISSN: 2594-5335, DOI 10.5151/2594-5335-42251