Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Title

LIDERANÇA FOCADA NA COMUNICAÇÃO PARA MELHORA DE ÍNDICES PRODUTIVOS

LEADERSHIP DIRECTED IN THE COMMUNICATION FOR IMPROVEMENT OF PRODUCTIVE INDICES

DOI

10.5151/2594-5327-0267

Downloads

Abstract

Como forma de tornar-se mais competitiva, uma empresa pode trabalhar com o intuito de melhorar seus índices de performance, mas, para isso, precisa promover mudanças culturais tanto nos níveis administrativos quanto nos operacionais. Isso acaba por refletir muitas vezes, na quebra de paradigmas das pessoas quanto às novidades e resulta em uma sinergia em forma de ciclo. Realizou-se uma análise nas atitudes da gerência para verificar o que leva uma equipe de trabalho a produzir mais em menos tempo e sem prejudicar ou interferir na qualidade de vida de cada indivíduo. E, por meio de um estudo de caso em uma empresa do setor metalúrgico ligada à produção de matéria-prima para a fabricação de peças para o setor automobilístico verificou que no comparativo, por meio do uso do cálculo de média nos demonstrativos de produção realizado nos anos de 2004 à 2006, que os índices de sucata gerada no processo e as quantidades produzidas sofreram impactos positivos, dada a mudança de comportamento adotado pelos supervisores em relação ao operacional. Ou seja, comprometimento com um alto envolvimento e colaboração ressaltou em melhorias das habilidades comportamentais e competências relevantes que, aliados as mudanças nas variáveis organizacionais provocou impactos expressivos no desempenho, na motivação e na satisfação dos funcionários, que constituem as variáveis dependentes. Assim, a análise dos dados mostrou que, efetivamente, o comportamento do líder é um determinante significativo do clima organizacional, além disso, ficou evidenciado que diferentes climas podem ter impactos significativamente diferentes na motivação individual, desempenho e satisfação no trabalho.

 

As form to become more competitive, a company can work with intention to improve its indices of performance, but, for this, she needs in such a way to promote cultural changes in the administrative levels how much in the operational ones. This finishes for reflecting many times, in the paradigm in addition of the people how much to the new features and results in a sinergia in cycle form. An analysis in the attitudes of the management was become fullfilled to verify what it takes a work team to produce more in little time and without harming or intervening with the quality of life of each individual. E, by means of a study of case in a company of the on metallurgic sector to the raw material production for the manufacture of parts for the automobile sector verified that in the comparative degree, by means of the use of the calculation of average in the demonstratives of production carried through in the years of 2004 to the 2006, that the scrap iron indices generated in the process and the produced amounts had suffered positive impacts, given the change of behavior adopted for the supervisors in relation the operational one. Or either, comprometimento with one high envolvement and contribution standed out in improvements of the mannering abilities and excellent abilities that, allies the changes in the organizacionais 0 variable provoked expressivos impacts in the performance, the motivation and the satisfaction of the employees, who constitute the dependent 0 variable. Thus, the analysis of the data showed that, effectively, the behavior of the leader is determinative a significant one of the organizacional climate, moreover, was evidenced that different climates can have significantly different impacts in the individual motivation, performance and satisfaction in the work.

Keywords

Comportamento organizacional; Motivação; Clima organizacional.

Organizacional behavior; Motivation; Organizacional climate.

How to refer

Guedes, Melissa Maria de Sousa; Santos, Vilma da Silva; Mascarenhas, Carlos César; Oliveira, Edson Aparecida de Araújo Querido; Krom, Valdevino. LIDERANÇA FOCADA NA COMUNICAÇÃO PARA MELHORA DE ÍNDICES PRODUTIVOS , p. 2482-2491. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0267