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Proceedings of the Seminar on Logistics, Procurement and PCP


ISSN 2594-360X

Title

LIDERANÇA INTEGRADA NA GESTÃO PORTUÁRIA DE AÇO E A OTIMIZAÇÃO DE FLUXO PARA ATENDIMENTO IN BOUND E OUT BOUND

INTEGRATED LEADERSHIP IN STEEL PORT MANAGEMENT AND FLOW OPTIMIZATION FOR INBOUND AND OUTBOUND OPERATIONS

Authorship

DOI

10.5151/2594-360X-42181

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Abstract

Este artigo analisa a gestão portuária de aço da Companhia Siderúrgica Nacional em seu terminal portuário, em Itaguaí-RJ, para cargas de aço, com o objetivo de superar a complexidade operacional, a mentalidade de silos e os elevados custos logísticos, otimizando os fluxos de importação, exportação e cabotagem, através de melhoria contínua para seus processos que já estão implementados. A metodologia empregada fundamenta-se no ciclo PDCA e na ferramenta Sales and Operations Planning, promovendo a coordenação ativa entre os departamentos comercial, planejamento, ferrovia e porto por meio de uma liderança integrada. Indicadores diários de desempenho, como monitoramento de volumes escoados e ocupação de berços, foram utilizados para acompanhar e ajustar os processos em reuniões estratégicas e operacionais. Os resultados alcançados incluem uma redução de custos de demurrage, melhoria no acompanhamento e na rastreabilidade de cargas e aumento na eficiência de ocupação dos berços através de informação compartilhada. A eliminação de barreiras de comunicação fortaleceu a colaboração interdepartamental, a resiliência da cadeia de suprimentos e a competitividade logística, tornando este modelo uma referência em operações portuárias de aço.

 

THIS ARTICLE EXAMINES THE PORT MANAGEMENT OF STEEL CARGO OPERATIONS AT COMPANHIA SIDERúRGICA NACIONAL’S, TERMINAL IN ITAGUAí, RJ, AIMING TO ADDRESS OPERATIONAL COMPLEXITY, SILOED MINDSETS, AND HIGH LOGISTICS COSTS WHILE OPTIMIZING IMPORT, EXPORT, AND CABOTAGE FLOWS THROUGH CONTINUOUS PROCESS IMPROVEMENT. THE METHODOLOGY IS ANCHORED IN THE PDCA CYCLE AND THE SALES AND OPERATIONS PLANNING FRAMEWORK, FOSTERING ACTIVE COORDINATION AMONG COMMERCIAL, PLANNING, RAILWAY, AND PORT DEPARTMENTS VIA INTEGRATED LEADERSHIP. DAILY PERFORMANCE METRICS, INCLUDING THROUGHPUT VOLUME TRACKING AND BERTH OCCUPANCY RATES, WERE EMPLOYED TO MONITOR AND REFINE PROCESSES DURING STRATEGIC AND OPERATIONAL MEETINGS. ACHIEVED OUTCOMES INCLUDE REDUCED DEMURRAGE COSTS, ENHANCED CARGO TRACKING AND TRACEABILITY, AND INCREASED BERTH UTILIZATION EFFICIENCY THROUGH SHARED INFORMATION. BY ELIMINATING COMMUNICATION BARRIERS, THE APPROACH STRENGTHENED INTERDEPARTMENTAL COLLABORATION, SUPPLY CHAIN RESILIENCE, AND LOGISTICAL COMPETITIVENESS, ESTABLISHING THIS MODEL AS A BENCHMARK FOR STEEL PORT OPERATIONS.

Keywords

Gestão Portuária, Liderança Integrada, Operações de Aço, Logística Portuária, Cadeia de Suprimentos,

Port Management, Integrated Leadership, Steel Operations, Port Logistics, Supply Chain, PDCA Cycle, Logistics Complexity, Flow Optimization, Operational Planning, Logistics Efficiency, Operational Efficiency

How to cite

Suisso, Leo Ferreira da Silva; Silva, Marcus Vinicius Damacena da. LIDERANÇA INTEGRADA NA GESTÃO PORTUÁRIA DE AÇO E A OTIMIZAÇÃO DE FLUXO PARA ATENDIMENTO IN BOUND E OUT BOUND, p. 71-83. In: 42st Seminar on Logistics, Procurement and PCP, São Paulo, Brasil, 2025.
ISSN: 2594-360X, DOI 10.5151/2594-360X-42181