ISSN 2594-5327
64º Congresso Anual da ABM — vol. 64, num.64 (2009)
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Abstract
Defeitos superficiais em barras laminadas representam inúmeros transtornos durante o processo produtivo, pois dependendo de sua profundidade, característica e morfologia podem gerar uma elevada rejeição de barras laminadas durante o processo de inspeção em linha automática. A fim de reduzir a rejeição e o retrabalho por defeitos superficiais foram realizadas melhorias no processo de reaquecimento de materiais para laminação. O processo de laminação em um trem laminador aberto tende a aumentar as perdas de temperatura do material. Conseqüentemente, a susceptibilidade ao surgimento de pequenos defeitos superficiais aumenta, pois o material perde mais temperatura tendo sua ductilidade à quente reduzida. Além disso, especialmente em um trem laminador aberto, a movimentação do material durante o processo de laminação pode favorecer o surgimento de pequenas marcas que pode nuclear defeitos. O objetivo de se elevar a temperatura de reaquecimento é favorecer a remoção de pequenos defeitos presentes no tarugo através da maior formação de carepa e proporcionar um material mais aquecido durante as etapas de laminação, reduzindo a susceptibilidade ao surgimento e/ou propagação de defeitos superficiais. O incremento nas temperaturas de reaquecimento levou a uma redução na rejeição devido a defeitos superficiais.
Surface defects in rolled bars represent a lot of problems during the productive process. This happens because depending on their depth, their characteristic and their morphology, the surface defects can result in higher rejection of rolled bars during the inspection process in an automatic line. In order to reduce rejection and rework due to surface defects, improvements were made in the reheating temperature of the materials to be rolled. The rolling process in an open rolling train can increase the temperature losses of the material. Hence, the susceptibility for small defects appears to increase because the material loses more temperature leading to a reduction in its hot ductility. Furthermore, especially in an open train, the moving of the material during the rolling process can promote appearance of small marks that may convert in defects. The aim of increasing the reheating temperature is to promote the removal of small defects present in the billets through the increase of scale formation and also to have hotter material during the rolling process, reducing the susceptibility to the appearance and/or propagation of surface defects. The increase in reheating temperature leads to rejection reduction due to surface defects.
Keywords
Defeitos superficiais; Defeitos artificiais; Reaquecimento; Rejeição; Sico Test.
Surface defects; Artificial defects; Reheating; Rejection; Sico Test.
How to refer
Silva, Fabiana Lopes da;
Oliveira, Rogério Alves;
Reguly, Afonso.
MELHORIA DA QUALIDADE SUPERFICIAL EM BARRAS ATRAVÉS DO AUMENTO DA TEMPERATURA DE REAQUECIMENTO NA LAMINAÇÃO
,
p. 463-474.
In: 64º Congresso Anual da ABM,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-14686