ISSN 2594-5297
38º Simpósio de Laminação — Vol. 38, Num. 38 (2001)
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Abstract
Com a entrada em operação do desgaseificador a vácuo (RH-KTB) em 1998, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) iniciou o fornecimento' de aços ultrabaixo carbono (UBC) destinado a chapas automotivas. O material tem sido destinado principalmente para os mercados da América do Norte e da Europa Ocidental, com elevados requisitos de qualidade. Dessa forma, foi necessário promover o desenvolvimento de um sistema de projeto de qualidade cobrindo todas as etapas de fabricação do aço e lingotamento da placa na CST, assim como nas linhas de laminação de acabamento e de revestimento. Como resultado dos progressos alcançados, em pouco tempo a produção de aços UBC na CST passou da fase de pedidos experimentais para fabricação em larga escala, atingindo quase 1 milhão de toneladas ano 2000. Este trabalho descreve a metodologia de desenvolvimento dos aços UBC na CST em conjunto com a siderúrgica Sollac-Lorraine (França), enfatizando o sistema de intercâmbio de informações técnicas, visando a melhoria continua da qualidade. Nesse sentido, os resultados de inspeção de superfície do produto final são correlacionados com os parâmetros técnicos de produção do aço, incluindo eventos de qualidade de refino e de lingotamento, assim como do condicionamento da placa.
Com a entrada em operação do desgaseificador a vácuo (RH-KTB) em 1998, a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST) iniciou o fornecimento' de aços ultrabaixo carbono (UBC) destinado a chapas automotivas. O material tem sido destinado principalmente para os mercados da América do Norte e da Europa Ocidental, com elevados requisitos de qualidade. Dessa forma, foi necessário promover o desenvolvimento de um sistema de projeto de qualidade cobrindo todas as etapas de fabricação do aço e lingotamento da placa na CST, assim como nas linhas de laminação de acabamento e de revestimento. Como resultado dos progressos alcançados, em pouco tempo a produção de aços UBC na CST passou da fase de pedidos experimentais para fabricação em larga escala, atingindo quase 1 milhão de toneladas ano 2000. Este trabalho descreve a metodologia de desenvolvimento dos aços UBC na CST em conjunto com a siderúrgica Sollac-Lorraine (França), enfatizando o sistema de intercâmbio de informações técnicas, visando a melhoria continua da qualidade. Nesse sentido, os resultados de inspeção de superfície do produto final são correlacionados com os parâmetros técnicos de produção do aço, incluindo eventos de qualidade de refino e de lingotamento, assim como do condicionamento da placa.
Keywords
aços ultra-baixo carbono, chapas automotivas
aços ultra-baixo carbono, chapas automotivas
How to cite
lran S. L. Cardoso, Geraldo; André dos Reis, Jaider; Alberto Perim, Carlos; Santana, Vanessa; Chatelain, Frank; Cecchini, Paul.
Melhorias na Qualidade de Placas de Aço Ultra-Baixo Carbono Aplicadas em Chapas Automotivas,
p. 307-316.
In: 38º Simpósio de Laminação,
Florianópolis - SC, Brasil,
2001.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01597