2st Seminar on Maintenance and Project Engineering in Metallurgy and Mining — Vol. 2, Num. 2 (2025)
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Abstract
O presente estudo apresenta uma metodologia para mapeamento de riscos para a etapa de planejamento de componentes críticos de grandes paradas de manutenção. A aplicação da metodologia se deu no caso da grande parada para repotenciamento da usina de beneficiamento mineral, a com maior capacidade de processamento da empresa, que historicamente já produziu cerca de 90 milhões de toneladas de ferro ao ano. Pela enorme representatividade da parada de manutenção nos negócios da empresa foram mapeados, analisados e foi reduzido o nível dos riscos críticos que pudessem impactar a produção durante e após a implantação do projeto. O objetivo principal desse trabalho é elaborar uma metodologia que possa servir de base para futuras oportunidades similares dentro e fora da empresa. No caso, foi identificado um grande risco para o negócio, relacionado a um cenário que estava fora do escopo, a não substituição de um tambor de acionamento de um transportador de correias singelo, componente que foi devidamente calculado e aprovado quanto a sua capacidade pela engenharia, sem indícios claros de baixa confiabilidade, porém em operação por mais de 10 anos. Recomendações de um estudo interno, fundamentado em histórico de falhas, sugere a troca desses componentes com 8 anos de operação, e, com um agravante, que é o fato de não ter sobressalente disponível. Diante desse cenário, hipóteses para resolver essa situação foram estudadas com um grupo multidisciplinar e decisões foram tomadas considerando o melhor para o negócio. Neste caso, com apoio da metodologia estudada, um alto risco foi mapeado, que se materializou, um plano de trabalho foi executado em caráter urgência, e o nível do risco foi reduzido de alto para baixo, com redução de severidade e probabilidade. Após a lição aprendidas a metodologia de gestão de riscos relacionados a componentes foi replicada para outros componentes tais como o acoplamento hidrodinâmico, onde identificamos preventivamente falha, e o redutor de acionamento onde tivemos uma ocorrência corretiva durante os testes sem carga.
THIS STUDY PRESENTS A METHODOLOGY FOR MAPPING RISKS FOR THE PLANNING STAGE OF CRITICAL COMPONENTS OF MAJOR MAINTENANCE SHUTDOWNS. THE METHODOLOGY WAS APPLIED TO THE CASE OF A MAJOR SHUTDOWN FOR REPOWERING THE MINERAL PROCESSING PLANT, THE ONE WITH THE LARGEST PROCESSING CAPACITY OF THE COMPANY, WHICH HAS HISTORICALLY PRODUCED AROUND 90 MILLION TONS OF IRON PER YEAR. DUE TO THE ENORMOUS SIGNIFICANCE OF THE MAINTENANCE SHUTDOWN IN THE COMPANY'S BUSINESS, THE LEVEL OF CRITICAL RISKS THAT COULD IMPACT PRODUCTION DURING AND AFTER THE IMPLEMENTATION OF THE PROJECT WAS MAPPED, ANALYZED AND REDUCED. THE MAIN OBJECTIVE OF THIS WORK IS TO DEVELOP A METHODOLOGY THAT CAN SERVE AS A BASIS FOR FUTURE SIMILAR OPPORTUNITIES WITHIN AND OUTSIDE THE COMPANY. IN THIS CASE, A MAJOR RISK TO THE BUSINESS WAS IDENTIFIED, RELATED TO A SCENARIO THAT WAS OUTSIDE THE SCOPE, THE FAILURE TO REPLACE A DRIVE DRUM OF A SINGLE BELT CONVEYOR, A COMPONENT THAT HAD BEEN DULY CALCULATED AND APPROVED AS TO ITS CAPACITY BY THE ENGINEERING DEPARTMENT, WITH NO CLEAR SIGNS OF LOW RELIABILITY, BUT HAD BEEN IN OPERATION FOR MORE THAN 10 YEARS. RECOMMENDATIONS FROM AN INTERNAL STUDY, BASED ON A HISTORY OF FAILURES, SUGGEST REPLACING THESE COMPONENTS AFTER 8 YEARS OF OPERATION, AND, WITH AN AGGRAVATING FACTOR, THE FACT THAT THERE IS NO SPARE AVAILABLE. GIVEN THIS SCENARIO, HYPOTHESES TO RESOLVE THIS SITUATION WERE STUDIED BY A MULTIDISCIPLINARY GROUP AND DECISIONS WERE MADE CONSIDERING WHAT WAS BEST FOR THE BUSINESS. IN THIS CASE, WITH THE SUPPORT OF THE STUDIED METHODOLOGY, A HIGH RISK WAS MAPPED, WHICH MATERIALIZED, A WORK PLAN WAS EXECUTED URGENTLY, AND THE RISK LEVEL WAS REDUCED FROM HIGH TO LOW, WITH A REDUCTION IN SEVERITY AND PROBABILITY. AFTER THE LESSONS LEARNED, THE RISK MANAGEMENT METHODOLOGY RELATED TO COMPONENTS WAS REPLICATED FOR OTHER COMPONENTS SUCH AS THE HYDRODYNAMIC COUPLING, WHERE WE PREVENTIVELY IDENTIFIED A FAILURE, AND THE DRIVE REDUCER WHERE WE HAD A CORRECTIVE OCCURRENCE DURING NO-LOAD TESTS.
Keywords
planejamento, risco, gestão, componente, negócio, projeto, critico, manutenção, beneficiamento
How to cite
Ribeiro, Cauê Calazans Luz; Tressia, Gustavo; Vasconcelos, Claucio Lataliza; Junior, Regivaldo Carvalho; Martins, Ivanir Roberto; Melo, Gustavo Diniz Vaz de; Lopes, Durval Silva; Silva, Mayane Silva da; Esteves, Gustavo Queiroz.
METODOLOGIA PARA MAPEAMENTO DE RISCOS PARA A ETAPA DE PLANEJAMENTO DE COMPONENTES CRíTICOS DE UMA GRANDE PARADA DE MANUTENçãO,
p. 284-301.
In: 2st Seminar on Maintenance and Project Engineering in Metallurgy and Mining,
São Paulo, Brasil,
2025.
, DOI 10.5151/2594-5327-42203