ISSN 2594-360X
27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes — vol. 27, num.27 (2008)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
No processo siderúrgico de uma usina integrada, o abastecimento, o escoamento e as movimentações internas são fatores que impactam diretamente no ritmo de produção das diversas unidades da siderúrgica. No caso da Companhia Siderúrgica Paulista para uma produção aproximada de 4,3 milhões de toneladas de aço líquido em 2007, foram movimentadas aproximadamente 41 milhões de toneladas de cargas, sendo que através do modal ferroviário a movimentação foi de cerca de 17 milhões de toneladas. Na malha ferroviária da Cosipa existe uma região de grande concentração de manobras e que por questões geográficas e de layout se tornou um gargalo ferroviário. O objetivo do presente trabalho é apresentar a solução encontrada para minimizar os impactos dessa situação na logística interna da Cosipa.
In the process of a integrated steel plant, supply, delivery and internal transportation are factors that impact directly on the rate of production of the various units of steel. In the case of Companhia Siderúrgica Paulista for a production of approximately 4.3 million tonnes of liquid steel in 2007, were transported around 41 million tones of cargo, which through modal rail-handling was about 17 million of tonnes. In the railroad of Cosipa there is a region of a great concentration of rail operations and that for reasons of geography and layout became a rail bottleneck. The objective of this study is to present a solution to minimize the impact of this situation on the internal logistics of Cosipa.
Keywords
Transporte ferroviário; Logística; Gargalo ferroviário.
Railroad transportation; Logistics; Rail bottleneck.
How to refer
Tavares, Carlos Antônio Bomfim;
Cardoso, Carlos Eduardo Neves;
Lima, Genivaldo Ferreira de;
Jr, Renato Figueira.
MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO DO GARGALO FERROVIÁRIO NA LOGÍSTICA INTERNA DA COSIPA
,
p. 66-73.
In: 27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes,
Porto Alegre,
2008.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0008