ISSN 2594-5300
46º Seminário de Aciaria - Internacional — vol. 46, num.46 (2015)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Na Aciaria-LD CSN obtém duas estações de gusa, chamadas de Estação Leste e Oeste. A logística de transporte do gusa produzido no Alto Forno até a Aciaria é feita através dos Carros Torpedos. Nas estações são feitos cambamentos dos carros para abastecer panelas de gusa, que levarão até os Conversores. Para efetuar este movimento de cambagem é necessário controlar dois motores de corrente continua e freios que obtém nos carros. Na UPV obtém vinte e sete carros torpedos em operação, assim o controle deve estar preparado para controlar todos. Antes da modernização o painel funcionava sem nenhuma tecnologia de controle e obtinha alto custo de manutenção. Em virtude destes aspectos novo sistema obtém conversores estáticos que controlam motores e controlador responsável para efetuar balanceamento de carga do gusa. Este projeto tem como objetivo garantir continuidade operacional do sistema além de gerar maior confiabilidade no equipamento e uma alta tecnologia para efetuar melhorias, analise de defeitos entre outros. O rendimento após a implantação é fantástica devido ao controle preciso obtido além da rastreabilidade de todas as variáveis do sistema e um custo de manutenção baixíssimo, tornando-se um equipamento no estado da arte.
In-LD Steelmaking CSN has two hot metal stations, called East and West Station. The hot metal transport logistics produced in the blast furnace to the Steelmaking is made through Cars Torpedoes. The stations are made turns of cars to supply hot metal ladle that will lead to the converters. To make this camber movement is necessary to control two dc motors and brakes that gets in the car. The UPV has twenty-seven torpedoes cars in operation, and the control should be prepared to control all .Before modernization of the panel worked without any control technology and had high maintenance costs. Because of these new aspects of the system have static converters that control motor and controller responsible for making hot metal load balancing. This project has aimed to ensure operational continuity of the system and have greater reliability in equipment and technology to make improvements, analyze defects among others. The yield after deployment is fantastic due to precise control obtained in addition to the traceability of all system variables and a cost of very low maintenance, making it a piece of equipment state of the art.
Keywords
Cambamento, Gusa, Tecnologia, Confiabilidade.
Camber, Hot metal, Technology, Reliability
How to refer
Lemos, Douglas Leal;
Damaciano, Rodrigo de Melo;
Santos, Alexandre Vicente;
Sabença, Silvio de Carvalho.
MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE DO CAMBAMENTO CARRO TORPEDO NAS ESTAÇÕES DE GUSA
,
p. 460-470.
In: 46º Seminário de Aciaria - Internacional,
Rio de Janeiro,
2015.
ISSN: 2594-5300
, DOI 10.5151/1982-9345-26785