ISSN 2594-5327
69° Congresso Anual da ABM - Internacional — vol. 69, num.69 (2014)
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Abstract
Visando a redução de custos e peso dos veículos, uma grande variedade de materiais, metálicos ou não, tem sido utilizada na produção de carrocerias. Cada um desses materiais possui uma tensão crítica de aplicação da tinta cataforética (tensão de ruptura) e, como a carroceria é pintada integralmente, a homogeneidade da pintura final em todas as partes representa um fator de grande relevância. Geralmente a tensão de aplicação da tinta é determinada em função do tempo disponível e não considera o tipo de tinta empregada, o que, em muitos casos, restringe o emprego de certos substratos metálicos. Por isso, o estabelecimento de janelas de processamento para a pintura dos materiais permite uma maior flexibilidade operacional. Assim, para esse estudo, foram pintados, em linha de pintura piloto, corpos de prova de aços, com e sem revestimento de zinco, utilizando-se três tipos de tintas e variando-se as tensões e os tempos para sua deposição, de modo a estabelecer uma “janela de processamento” para cada aço em função do tipo de tinta empregada. As “janelas de processamento” conferem maior flexibilidade aos processos de pintura, além de ser uma maneira conveniente de selecionar a tinta de melhor desempenho para uma determinada linha.
In order to reduce the costs and weight of vehicles, a great variety of materials, metallic or not, has been used in car body production. Each material has a specific critical voltage for cataphoretic paint application (rupture voltage), and taking in account that all them are painted simultaneously, it is very important achieve a homogenous final painting in the whole car. Usually, the paint application voltage is determined by the available time, and does not consider the paint’s type, which, in many cases, restricts the use of certain metallic substrates. Therefore, the establishment of “processing windows” for painting dissimilar material at the same time allows more operational flexibility. In this work, samples of steels, galvanized or not, were painted in a pilot line using three types of paints and varying application voltage and time, so that it was possible to establish a “processing window” for each steel depending on the paint used. The "processing windows" provide greater flexibility to the processes of painting, besides being a convenient way to select the best paint performance for a specific line.
Keywords
Pintura cataforética; Tensão de ruptura; Defeitos na pintura cataforérica
Cataphoretic painting; Rupture voltage; Cataphoretic painting’ defects
How to refer
Egnalda Pereira da Silva Pimenta;
José Geraldo Moreira.
MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE FAIXAS DE PARÂMETROS IDEAIS DE PROCESSAMENTO DE PINTURA CATAFORÉTICA
,
p. 8659-8667.
In: 69° Congresso Anual da ABM - Internacional,
São Paulo - Brasil,
2014.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/1516-392X-25015