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Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

39º Simpósio de Laminação Vol. 39, Num. 39 (2002)


Title

O EFEITO DO TAMANHO DE GRÃO NO ENCRUAMENTO DO AÇO C-Mn DE GRÃO ULTRAFINO OBTIDO POR LAMINAÇÃO A MORNO E RECOZIMENTO INTERCRÍTICO

O EFEITO DO TAMANHO DE GRÃO NO ENCRUAMENTO DO AÇO C-Mn DE GRÃO ULTRAFINO OBTIDO POR LAMINAÇÃO A MORNO E RECOZIMENTO INTERCRÍTICO

Authorship

DOI

10.5151/2594-5297-LAC01862

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Abstract

O refinamento de grão ferrítico é um mecanismo muito eficaz para a melhoria das propriedades mecânicas dos aços de baixo teor de carbono, uma vez que este mecanismo pode ser realizado combinando-se os efeitos da deformação e da temperatura, provenientes do processamento termomecânico e tratamento térmico posterior. O aço com uma granulação fina confere uma ótima combinação de resistência mecânica, ductilidade e tenacidade, enquanto o baixo teor de carbono favorece a soldabilidade. O objetivo deste trabalho foi o estudo do comportamento de encruamento de um aço carbono manganês (0,15%C e 1,39%Mn) de grão ferrítico ultrafino produzido através de tratamento térmico, laminação a morno e recozimento intercrítico. Após têmpera em salmoura seguida de laminação a morno a 700°C. realizada em três passes de 20% de redução de espessura cada, foi realizado um recozimento intercrítico com tempos de encharque variando entre 60 e 10800 segundos. O comportamento mecânico do aço foi avaliado por meio de testes de microdureza Vickers, ensaios de tração e impacto Charpy a -20%. A dureza e resistência mecânica alcançadas correspondem a um acréscimo de 15% em relação à condição do material industrialmente fornecido, isto 6, laminado a quente. Também foi estudada a influência do processamento térmico e mecânico sobre o encruamento do aço. O aço de granulação ultrafina apresentou alto coeficiente de encruamento, em tomo de 0,35, e ótima ductilidade (alongamento uniforme), ou seja, mais alta que o material industrial, porém com acr6scimo na resistência mecânica da ordem de 15%.

 

O refinamento de grão ferrítico é um mecanismo muito eficaz para a melhoria das propriedades mecânicas dos aços de baixo teor de carbono, uma vez que este mecanismo pode ser realizado combinando-se os efeitos da deformação e da temperatura, provenientes do processamento termomecânico e tratamento térmico posterior. O aço com uma granulação fina confere uma ótima combinação de resistência mecânica, ductilidade e tenacidade, enquanto o baixo teor de carbono favorece a soldabilidade. O objetivo deste trabalho foi o estudo do comportamento de encruamento de um aço carbono manganês (0,15%C e 1,39%Mn) de grão ferrítico ultrafino produzido através de tratamento térmico, laminação a morno e recozimento intercrítico. Após têmpera em salmoura seguida de laminação a morno a 700°C. realizada em três passes de 20% de redução de espessura cada, foi realizado um recozimento intercrítico com tempos de encharque variando entre 60 e 10800 segundos. O comportamento mecânico do aço foi avaliado por meio de testes de microdureza Vickers, ensaios de tração e impacto Charpy a -20%. A dureza e resistência mecânica alcançadas correspondem a um acréscimo de 15% em relação à condição do material industrialmente fornecido, isto 6, laminado a quente. Também foi estudada a influência do processamento térmico e mecânico sobre o encruamento do aço. O aço de granulação ultrafina apresentou alto coeficiente de encruamento, em tomo de 0,35, e ótima ductilidade (alongamento uniforme), ou seja, mais alta que o material industrial, porém com acr6scimo na resistência mecânica da ordem de 15%.

Keywords

laminação a morno, grão ultrafino, coeficiente de encruamento, alongamento uniforme.

laminação a morno, grão ultrafino, coeficiente de encruamento, alongamento uniforme.

How to cite

Silva Motta, Leonardo; César Matos Rodrigues, Paulo; Brandão Santos, Dagoberto. O EFEITO DO TAMANHO DE GRÃO NO ENCRUAMENTO DO AÇO C-Mn DE GRÃO ULTRAFINO OBTIDO POR LAMINAÇÃO A MORNO E RECOZIMENTO INTERCRÍTICO, p. 165-174. In: 39º Simpósio de Laminação, Ouro Preto - MG, Brasil, 2002.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01862