ISSN 2594-360X
24º Seminário de Logística — vol. 24, num.24 (2005)
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Abstract
A BELGO Juiz de Fora está implantando mais um projeto para movimentação integrada de materiais inbound – outbound, em um projeto inovador que constitui uma evolução sobre o sistema “Piggy-Back” (carretas sobre vagão-plataforma; em inglês, Trailer on Flatcar, conhecido pela sigla “ TOFC”) que está em operação. O projeto Trimodal é baseado na utilização de caçambas adaptadas para transporte por meios ferroviários, rodoviários ou aquaviários, sendo a possibilidade de uso nos três modais a razão para a denominação do projeto. O trabalho apresentado mostra a aplicação dessas caçambas e seus resultados iniciais no fluxo de abastecimento e escoamento entre Belo Horizonte e a Usina Juiz de Fora, estando prevista a ampliação para outros destinos e produtos, tais como o transporte de metálicos de Manaus (AM) para Juiz de Fora. Conforme meta gerencial de transportar por ferrovia as caixas do tipo roll-on/roll-off, hoje empregadas na coleta de metálicos em Belo Horizonte, diretamente do fornecedor para a Usina e retornando com produtos, o desenvolvimento dessas caçambas adaptadas trouxe outras vantagens como a diminuição da dependência do uso de carreteiros, a redução do manuseio da carga, melhoria na freqüência de transporte nos dois fluxos, otimização da capacidade de carga e descarga da Usina e do cliente, diminuição dos riscos à segurança e dos custos logísticos, derivados da versatilidade do transporte. É, também, mais uma oportunidade de trabalho conjunto, sendo realizado através de Parcerias com fornecedores de serviços logísticos. Este estudo traz as condições e as etapas em que o projeto foi estabelecido e está sendo implantado na forma rodo-ferroviária, mostrando as movimentações e as operações em cada fase da cadeia logística fornecedor-fábrica-cliente.
BELGO Juiz de Fora Plant is introducing a new project to inbound-outbound material movement as an evolution over the “Piggy-Back” system which is still working (TOFC – Trailer on Flatcar). The Trimodal project is based on the use of large adapted buckets for transport by railway, road or hydroway, hence the name of the project. The featured paper shows the initial results of the use of these buckets on the inflow and outflow between Belo Horizonte e Juiz de Fora. The project involves extending itself to other destinations and products, such as the transport of scrap from Manaus (AM) to Juiz de Fora. According to the management goal of transporting by railway buckets of the roll-on/roll-off kind, used today to collect scrap in Belo Horizonte, directly from the supplier to the Plant and returning with products, the development of these adapted buckets brought other advantages, like the decrease of the dependence on the trucks’ owners, the decrease of material handling, better transport frequency on both flows, Plant’s charge and discharge capability optimization, decrease of the risks to safety and of the logistics costs, accomplished by the flexibility of this transport system. The project is also an opportunity to develop a whole new work, through partnerships with logistics services suppliers, increasing the utilization of railways. This study shows the conditions and steps that the project was conceived and is coming into being in highway-railway form, with its operations in the logistic chain Suppliers-Plant-Product Distributors.
Keywords
Transportes, Transporte intermodal, Parcerias.
Transportation, Intermodal transportation, Partnership
How to refer
Fénèlon, Danilo Guimarães;
Dutra, Juarez Silveira;
Pereira, Luiz Carlos Correard;
Dode, Robinson de Castro.
O PROJETO DE TRANSPORTE TRIMODAL DA UNIDADE BELGO JUIZ DE FORA
,
p. 94-106.
In: 24º Seminário de Logística,
Belo Horizonte,
2005.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0010