ISSN 2594-5335
16° Seminário de Automação e TI Industrial — vol. 16, num.16 (2012)
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Abstract
Os principais motivos para automação do carregamento de vagões: 1. Retirar o operador de uma operação estressante, repetitiva e de grande risco; 2. Reduzir a variabilidade de carga por eixo permitindo o máximo de cargas dentro do limite de segurança estabelecido pela ferrovia. O silo gravimétrico, objeto do presente trabalho, foi projetado para funcionar em automático. No entanto, por características específicas do material a ser carregado, o projeto originalmente desenvolvido por outra empresa não obteve sucesso. Para tornar possível a operação automática, foi necessário mudar a estratégia de controle e utilizar novos recursos tecnológicos. Metodologia utilizada: entendimento dos problemas, análise das peculiaridades que inviabilizavam a operação automática, criação e testes de novas metodologias. O desafio em criar uma solução para um sistema já existente e com fortes restrições abriu a oportunidade para uma solução inovadora e replicável em situações similares. Do objetivo inicial: a operação automática proporciona: maior previsibilidade, maior segurança e uma evolução mais consistente do sistema a partir de soluções embasadas. 2. Dos objetivos indiretos: reconhecimento automático do tipo de minério segundo critérios objetivos. Esta classificação é usada para parametrizar o sistema automaticamente e utilizada para outras funções que dependam do conhecimento destas propriedades do minério. Como conclusão: 1. Automatismos em mineração são muito influenciados pelas características dinâmicas do minério, elemento imprevisível e específico de cada site. 2. Testar exaustivamente é fundamental para este tipo de projeto. Difundir experiências entre empresas possibilita contribuições mútuas permitindo assim soluções mais adequadas aos objetivos.
The main reasons for automating the loading of wagons: 1. Remove the operator of an operation stressful, repetitive and of great risk 2. Reduce variability axle load allowing maximum loads within the safety limit established by the railroad. The silo gravimetric object of the present study was designed to run on automatic. However, for specific characteristics of the material to be loaded, the project originally developed by another company without success. To make possible automatic operation, it was necessary to change the control strategy and use new technological resources. Methodology: understanding the problems, analysis of the peculiarities which invisibilized the automatic operation, creation and testing of new methodologies. The challenge in creating a solution to an existing system, with strong restrictions, opened the opportunity for an innovative and replicable in similar situations. The initial goal: automatic operation provides: greater predictability, greater security and a more consistent evolution of the system from grounded solutions. 2. Indirect objectives: automatic recognition of the type of ore according to objective criteria. This classification is used to parameterize the system automatically and used for other functions that depend on the knowledge of these properties of the ore. In conclusion: 1. Automations in mining are greatly influenced by the dynamic characteristics of the ore, and unpredictable element specific to each site. 2. Thoroughly test is essential for this type of project. Disseminate experiences between companies enables mutual contributions thus allowing most appropriate solutions to goals.
Keywords
Silo; Carregamento; Automático; Vagão.
Silo; Automatic; Car loading; Wagon.
How to refer
Amancio, Vicente de Paulo;
Teixeira, Carlos Cristiano;
Klippel, Emerson;
Faria, Pedro.
OPERAÇÃO AUTOMATIZADA DE UM SISTEMA DE
CARREGAMENTO DE VAGÕES
,
p. 140-147.
In: 16° Seminário de Automação e TI Industrial,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-22480