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Proceedings of the Automation & IT Seminar


ISSN 2594-5335

27th Seminar on Automation & IT Vol. 27, Num. 27 (2025)


Title

OTIMIZAÇÃO DO SILO DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA DA VALE S.A.

OPTIMIZATION OF THE FLOW BUFFER SILO AT THE PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL OF VALE S.A.

Authorship

DOI

10.5151/2594-5335-42789

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Abstract

Este trabalho apresenta a otimização do Silo de Regularização no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), uma iniciativa da Vale S.A. alinhada à estratégia Vale 100, voltada à melhoria da eficiência operacional e confiabilidade. O projeto visa aprimorar o sistema de embarque de minério, permitindo a operação simultânea de até três máquinas recuperadoras, com entrada de 24.000 t/h e saída fixa de 16.000 t/h, por meio de duas moegas e dois alimentadores de até 20.000 t/h. Durante o comissionamento, identificou-se a necessidade de ajustes na automação para diferentes cenários operacionais (1, 2 ou 3 origens). Foram desenvolvidos algoritmos de controle automático que regulam a taxa de saída em três níveis (10.000, 12.000 e 16.000 t/h), otimizando o uso do silo, inclusive com operação parcial em caso de baixo fluxo. Os resultados foram expressivos, com a redução de 53% nas paradas dos alimentadores, aumento da taxa média de embarque de 11.000 para 15.000 t/h, redução do tempo médio de carregamento de navios de 45,2h para 31,35h e antecipação de até duas marés. A automação também proporcionou maior segurança operacional e redução de custos, com investimento de apenas R$ 60.000. O projeto foi documentado e padronizado para replicação em outras unidades.

 

THIS PAPER PRESENTS THE OPTIMIZATION OF THE BUFFER SILO AT THE PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL (TMPM), AN INITIATIVE BY VALE S.A. ALIGNED WITH THE VALE 100 STRATEGY, AIMED AT ENHANCING OPERATIONAL EFFICIENCY AND RELIABILITY. THE PROJECT IMPROVES THE ORE LOADING SYSTEM BY ENABLING THE SIMULTANEOUS OPERATION OF UP TO THREE RECLAIMERS, WITH AN INPUT CAPACITY OF 24,000 T/H AND A FIXED OUTPUT OF 16,000 T/H, THROUGH TWO HOPPERS AND TWO FEEDERS WITH CAPACITIES OF UP TO 20,000 T/H. DURING COMMISSIONING, AUTOMATION ADJUSTMENTS WERE REQUIRED TO ACCOMMODATE DIFFERENT OPERATIONAL SCENARIOS. AUTOMATIC CONTROL ALGORITHMS WERE DEVELOPED TO REGULATE THE OUTPUT RATE AT THREE LEVELS (10,000, 12,000, AND 16,000 T/H), OPTIMIZING SILO USAGE, INCLUDING PARTIAL OPERATION UNDER LOW INPUT FLOW CONDITIONS. THE RESULTS WERE SIGNIFICANT: A 53% REDUCTION IN FEEDER STOPPAGES, AN INCREASE IN AVERAGE LOADING RATE FROM 11,000 TO 15,000 T/H, A REDUCTION IN AVERAGE SHIP LOADING TIME FROM 45.2H TO 31.35H, AND THE ABILITY TO ANTICIPATE UP TO TWO TIDES. AUTOMATION ALSO CONTRIBUTED TO IMPROVED OPERATIONAL SAFETY AND COST REDUCTION, WITH AN INVESTMENT OF ONLY R$ 60,000. THE PROJECT WAS DOCUMENTED AND STANDARDIZED, ENABLING REPLICATION IN OTHER UNITS.

Keywords

Silo de Regularização, Automação Industrial, Eficiência Operacional, Logística Portuária.

Buffer Silo, Industrial Automation, Operational Efficiency, Port Logistics

How to cite

Veras, Darly Furtado; Souza, Leandro Martins de; Lopes, Maria Eduarda Magalhães; Jansen, Vivian Suellen Alves. OTIMIZAÇÃO DO SILO DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA DA VALE S.A., p. 846-857. In: 27th Seminar on Automation & IT, São Paulo, Brasil, 2025.
ISSN: 2594-5335, DOI 10.5151/2594-5335-42789