ISSN 2594-360X
30º Seminário de Logística Suprimentos PCP Transportes — vol. 30, num.30 (2011)
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Abstract
A Usiminas - Usina de Cubatão renovou o seu processo de produção de placas com a inauguração da linha de lingotamento contínuo da Aciaria 2, onde a movimentação das placas produzidas para as laminações de chapas grossas e de tiras a quente era realizada através de vagões plataformas. A partir de dezembro de 2001, após a entrada em operação da Máquina de Lingotamento Contínuo 4, a produção de placas foi elevada para 4,5 milhões de toneladas/ano, sendo necessário reavaliar seu processo de transporte através do modal ferroviário, visando garantir a segurança operacional da Usina. Analisando os fluxos de movimentação e os equipamentos ferroviários disponíveis, optou-se por utilizar os vagões inativos utilizados para o transporte de lingoteiras após a desativação da Aciaria I (devido a obsolescência do processo de lingotamento convencional). Esta prática operacional permitiu aumentar o volume transportado de placas sem necessidade de aquisição de novos equipamentos, e otimizar a expedição de placas dentro da Aciaria, reduzindo o impacto dos custos de movimentação sobre o preço final dos produtos semi-acabados e acabados. O objetivo deste trabalho é apresentar como foi feita a análise da evolução ocorrida no processo de movimentação de placas através do modal ferroviário
Usiminas – Plant in Cubatão renewed its production of plates with the opening line of Continuos Casting Mill 2, where the movement of plates produced for the laminations of thick plate and hot strip was performed by platforms wagons. From December 2001, after the entry into operation of the Continuous Casting Machine 4, the production of plates was increased to 4.5 million tons / year, being is necessary to reevaluate the process of transport across the railroad, and aimed at operational safety at the plant. Analyzing the flow of movement and the railway equipment available, we chose to use the idle wagons used for transporting ingot after disabling the Mill Plant I (due to obsolescence of conventional casting process). This practice has helped increase the operating volume of transported cards without requiring the purchase of new equipment, and optimize the dispatch of plates inside the steel plant, reducing the cost impact of moving to the final price of semi-finished and finished products. The objective is to show how the analysis was made of the change occurring in the process of moving plates through the railroad.
Keywords
Vagões; Transporte ferroviário; Placas.
Wagons; Rail transport; Plates.
How to refer
Henriques2, José Manoel de Simões;
Júnior, Renato Figueira.
OTIMIZAÇÃO DA CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE PLACAS ATRAVÉS DO MODAL FERROVIÁRIO NA USIMINAS - USINA DE CUBATÃO
,
p. 22-33.
In: 30º Seminário de Logística Suprimentos PCP Transportes,
Vitória,
2011.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360X-18448