ISSN 2594-360X
27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes — vol. 27, num.27 (2008)
Title
DOI
Downloads
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados alcançados com a parceria operacional estabelecida entre a ArcelorMittal Juiz de Fora e a MRS Logística na busca da otimização dos ativos ferroviários, visando a racionalização dos tempos operacionais para a descarga de minério de ferro dos comboios Heavy Hall e a sua produtividade nos transportes que abastecem os Altos Fornos da usina de Juiz de Fora. A análise do problema foi feita baseando-se no levantamento das atividades que compunham o processo, por meio dos estudos de tempos e movimentos dos fatores que influenciavam a descarga. A partir dos dados obtidos, buscou-se eliminar as causas diretamente ligadas à retenção dos vagões na usina, propondo-se alternativas operacionais para o aumento da produtividade no processo. Considerando uma base porcentual, os comboios passaram a ficar na usina 66,67 % do limite máximo para a descarga, em média, ao invés de 140,0 % do processo inicial, com folga de 33,33 % sobre o limite máximo. Para a MRS houve um ganho em tração de pelo menos 1:06 h /comboio e aumento da disponibilidade dos vagões em 73,33% em relação ao processo inicial, o que proporcionou o aumento da disponibilidade para o transporte da matéria- prima, evitando-se que o excedente fosse transportado por outro modal.
This paper will present the achievements with the agreement between ArcelorMittal Juiz de Fora and MRS Logística to optimize the iron ore’s wagons discharge, focusing on the reduction of operational wasted times and their productivity to supply the Blast Furnaces of ArcelorMittal Juiz de Fora. The problem’s analysis was done using the process activities survey, through times and methods studies, of the factors which influenced the discharge. From the obtained data, the team achieved the elimination of directed causes for wagons’ retention at the plant. Some operational alternatives were created to increase the process’ productivity. Using a percentual base and following these measures, the carriages now stay 66.67 % of the maximum limit at the plant, instead of 140.0 %, with 33.33 % slack from the maximum limit time. Furthermore, MRS had a gain of 1:06 h/carriages on traction and increased the wagons’ availability in 73,33%, in comparison with the initial process. These factors raised the availability for raw material transport, avoiding the use of another method to transport the excess.
Keywords
Otimização; Tempos e movimentos; Produtividade.
Optimization; Time and methos; Productivity.
How to refer
Dutra, Juarez Silveira;
Forn, Flávio Pimenta;
Nascimento, Luis de Oliveira.
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE MOVIMENTAÇÃO DE VAGÕES HEAVY HALL DE MINÉRIO DE FERRO NA ARCELORMITTAL JUIZ DE FORA
,
p. 74-84.
In: 27º Seminário de Logística PCP Suprimentos Transportes,
Porto Alegre,
2008.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360x-0009