Title

PROGRAMA CATAVENTO – A EDUCAÇÃO AMPLIANDO OPORTUNIDADES- DIREITOS E OPORTUNIDADES

CATAVENTO PROGRAM – THE EDUCATION MULTIPLYING OPPORTUNITIES - RIGHTS AND OPPORTUNITIES

DOI

10.5151/5463-5463-0026

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Abstract

O Programa Catavento objetiva desenvolver ações que privilegiam a inclusão social que contribuam com a mudança de paradigma na educação, saúde, trabalho e na orientação aos familiares das pessoas com deficiência, investindo: na ampliação de oportunidades de acesso á educação acadêmica, profissional, social; na educação continuada dos educadores e técnicos que atuam direta ou indiretamente com o público alvo das Organizações Sociais e das secretarias de Educação Municipais; na divulgação das tecnologias assistivas para pessoas com necessidades especiais e para profissionais que atuam direta ou indiretamente com este público; na educação para competências, dirigida aos empregadores; na educação para autonomia, dirigida aos familiares; na geração de trabalho, renda, empregabilidade. A metodologia de trabalho baseia-se na educação continuada dos técnicos, educadores, educandos, familiares e Organizações envolvidas no Programa, desenvolvida em abordagem transdisciplinar com enfoque sócio-histórico cultural, ministrada em aulas, palestras, encontros, promoção e participação em Congressos, Seminários, Fóruns. Apresentando os resultados como: qualificação profissional e ampliação do nível de escolaridade dos educandos, educadores e familiares; disseminação de metodologias, tecnologias assistivas a técnicos, educadores das Organizações Sociais, rede pública de educação e saúde e demais parceiros; desenvolvimento neuropsicomotor das pessoas atendidas em instituição socioeducacional. A inclusão social de pessoas com deficiência vem no decorrer da história, vencendo lutas contra o extermínio, o isolamento e atualmente o desrespeito à eqüidade. É através da educação com abordagens transdisciplinares, pautada no respeito à heterogeneidade, na continuidade das discussões com os interlocutores que a consideram um processo dinâmico, contínuo que se assegura a aprendizagem de todos.

 

The Catavento Program aims to develop ways of acting looking forward to social inclusion which may contribute for changing some paradigms in education, work, health and familiar orientation to those who live together with handicapped people, by 1) offering new possibilities of access in academic, professional and social education; 2) investing on a continued update of educators and technicians who work direct or indirectly with the people assisted by social organizations and municipal offices for education; 3) making public the assistive technology for handicapped people as well as for those who work with them; 4) investing on education for abilities (applied to employers), education for autonomy (applied to family); 5) creating new chances of work and gains. The work methodology is based upon the continued education of technicians, educators, students, relatives and social organizations involved in the program. An important point of the program is that education must consider social, historical and cultural matters, working different areas of knowledge and encouraging lectures / meetings as well as the participation in conferences / seminars. History has shown that actions towards social inclusion of handicapped people have increased and brought more dignity not only for these ones who were born different from the most but also to their relatives. As an efficient tool to provide justice and equality in our society, education must be a dinamic continuous process involving multiple ranges of knowledge and based on values such as the respect for heterogeneity and the right every single person has of being exclusive and singular.

Keywords

Educação inclusiva; Tecnologias assistivas; Direitos e oportunidades; Qualificação profissional.

Social inclusion; Assistive technology; Education for abilities.

How to refer

Cabral, Maria Angela Varella; Escovedo, Maria Helena Spinelli Pereira. PROGRAMA CATAVENTO – A EDUCAÇÃO AMPLIANDO OPORTUNIDADES- DIREITOS E OPORTUNIDADES , p. 205-214. In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social, São Paulo, 2006.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0026