ISSN -
3º Fórum ABM de responsabilidade Social — vol. 3, num.3 (2007)
Title
DOI
Downloads
Abstract
O Programa Escola que Vale é uma iniciativa da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, através da Fundação Vale do Rio Doce, desenvolvido pelo CEDAC – Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária em parceria com as Prefeituras dos municípios participantes. Tem como objetivo colaborar no desenvolvimento territorial das comunidades onde a Companhia Vale do Rio Doce está presente, através da cooperação para a implantação de uma cultura profissional na rede pública de educação, responsável pela melhoria da aprendizagem dos alunos. Utiliza como metodologia, a formação dos educadores no trabalho cotidiano das escolas, com reflexão sobre a prática orientada por formadores especializados, constituindo uma cultura profissional de trabalho em grupo. Por meio de avaliações internas e externas do processo e de resultados, é possível destacar muitos avanços no compromisso dos educadores com a própria formação e com a melhoria de sua prática, o que gera gradualmente mudanças significativas na estrutura e no funcionamento da formação continuada das redes de educação municipais, refletindo diretamente na melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. Na área de Língua, destacam-se os avanços relativos à aprendizagem da escrita alfabética e das práticas de leitura e escrita. As comunidades de educadores também são formadas na área de gestão, matemática e artes visuais.
The Good School or, Escola que Vale, Programme, was made possible through a partnership formed between Vale do Rio Doce Company – CVRD, which supports the Vale do Rio Doce Foundation, the NGO CEDAC Centre of Studies and Documentation for Community Action and the 23 municipalities served chosed to take part in the project, since 1999/2000. The main objective of this Programme is to bring about systematic collaboration on territorial development. The main action determined by the Programme will aim at improving the teaching methods of the teachers involved, which will ultimately benefit the students in their learning of the different subjects, in fostering democratic relationships and helping them to learn about the world they live in. The training schemes included in the Programme will have two main objectives: to improve social behavior, by dealing with questions such as social norms, values and attitudes, and on a strictly educational level, the study of Portuguese an problem solving. As a result the school teams will have developed a practice of sharing experiences, made good use of school spaces and appreciated the benefits of group participation, as well as learned that training must be continuous and that they must continue to engage in it in later years.
Keywords
formação continuada / alfabetização / leitura / comunidade de educadores
continuous formation / alphabetization / reading / educators community
How to refer
Soares, Maria Tereza Perez;
Cardoso, Beatriz;
Pereira, Maria Cristina Ribeiro.
PROGRAMA ESCOLA QUE VALE- Implantação e manutenção de processo de formação profissional continuada para
professores, supervisores e diretores de escolas públicas.
,
p. 77-86.
In: 3º Fórum ABM de responsabilidade Social,
São Paulo,
2007.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0010