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1º Fórum ABM de Responsabilidade Social — vol. 1, num.1 (2005)
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Abstract
Ao longo da sua fase estatal, a Acesita exerce uma filantropia empresarial que guarda coerência com a tradição caritativa presente na cultura brasileira, marcada pelo traço paternalista. Doações eram oferecidas à comunidade sem maiores expectativas de que ela própria tivesse iniciativas de auto-ajuda ou capacidades que pudessem ser mobilizadas para desencadear e sustentar processos de melhoria social. Com a privatização da Acesita em 1992, e com a criação, em 1994, da Fundação Acesita, abre-se uma oporotunidade de reestruturação da relação entre a Acesita e a comunidade. Este é um momento de transição, no qual a Acesita percebe que o modelo de filantropia até então praticado - expressão de uma postura apepnas reativa em relação às demandas ou circunstâncias sociais locais - podia gerar benefícios pontuais, mas tinha baixa capacidade de estimular o desenvolvimento de competências na própria comunidade para o desenvolvimento social. O Programa Vale Cidadania surge, assim, como conretização de uma consciência mais avançada da Acesita em relação à sua ação comunitária. Como resultante e motor de continuidade desse processo de evolução, a perspéctiva colocada pelo programa é o desenvolvimento de um novo paradigma de ação social da Acesita como empresa socialmente responsável. Nesse paradigma as ações não se limitam ao conceito restrito da fundação como ''braço social da empresa'', operadora de programas concebidos internamente segundo uma ótica filantrópica convencional, ou restritos a promoção da imagem instituicional da mantendora. Agora, a empresa busca transferir ao campo social as competências de planejamento e gestão derivadas do mundo empresarial, mas também lança mão de compreensões e metodologias próprias do campo social. Mais que uma simples contribuição técnica para a profissionalização do 3o setor, procura atuar em parceria com os demais agentes sociais,abrindo-se para uma ação comunitária voltada ao fortalecimento do tecido social.
Ao longo da sua fase estatal, a Acesita exerce uma filantropia empresarial que guarda coerência com a tradição caritativa presente na cultura brasileira, marcada pelo traço paternalista. Doações eram oferecidas à comunidade sem maiores expectativas de que ela própria tivesse iniciativas de auto-ajuda ou capacidades que pudessem ser mobilizadas para desencadear e sustentar processos de melhoria social. Com a privatização da Acesita em 1992, e com a criação, em 1994, da Fundação Acesita, abre-se uma oporotunidade de reestruturação da relação entre a Acesita e a comunidade. Este é um momento de transição, no qual a Acesita percebe que o modelo de filantropia até então praticado - expressão de uma postura apepnas reativa em relação às demandas ou circunstâncias sociais locais - podia gerar benefícios pontuais, mas tinha baixa capacidade de estimular o desenvolvimento de competências na própria comunidade para o desenvolvimento social. O Programa Vale Cidadania surge, assim, como conretização de uma consciência mais avançada da Acesita em relação à sua ação comunitária. Como resultante e motor de continuidade desse processo de evolução, a perspéctiva colocada pelo programa é o desenvolvimento de um novo paradigma de ação social da Acesita como empresa socialmente responsável. Nesse paradigma as ações não se limitam ao conceito restrito da fundação como ''braço social da empresa'', operadora de programas concebidos internamente segundo uma ótica filantrópica convencional, ou restritos a promoção da imagem instituicional da mantendora. Agora, a empresa busca transferir ao campo social as competências de planejamento e gestão derivadas do mundo empresarial, mas também lança mão de compreensões e metodologias próprias do campo social. Mais que uma simples contribuição técnica para a profissionalização do 3o setor, procura atuar em parceria com os demais agentes sociais,abrindo-se para uma ação comunitária voltada ao fortalecimento do tecido social.
Keywords
cidadania;
cidadania;
How to refer
Martins, Anfilófio Salles;
Bandeira, Rosaly Todeschi.
PROGRAMA VALE CIDADANIA
,
p. 18-22.
In: 1º Fórum ABM de Responsabilidade Social,
São Paulo,
2005.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0005