ISSN 2594-360X
28º Seminário de Logística Suprimentos PCP Transportes — vol. 28, num.28 (2009)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
Projeto iniciado com apenas dois insumos, carvão e moinha de carvão, que são transportados da Unidade de Peneiramento de Carvão, UPC, localizada em Paraopeba, distante 120 km da usina, em Belo Horizonte. O objetivo do projeto era implementar um sistema de entregas just-in-time na usina Barreiro, incorporando um operador logístico responsável por sua gestão, tornando esta etapa do abastecimento totalmente estável e previsível, para garantir o perfeito funcionamento dos altos fornos, contemplando os seguintes aspectos: transporte dedicado e exclusivo; estoques de segurança na usina que garantissem o abastecimento; contratação de um operador logístico que coordenaria a operação e, em caso de atrasos, seria o responsável pelo abastecimento, utilizando o estoque de segurança; e operação monitorada e rastreada 24hs por dia, 7 dias por semana. Como parte integrante da diretriz estratégica da V&M do Brasil, quanto à melhoria da qualidade das matérias primas através da sua homogeneização em função de suas dimensões, o projeto foi implantado primeiramente para os redutores. O Carvão bruto é recebido na UPC (Unidade de Peneiramento de Carvão) em Paraopeba, onde são separadas as frações indesejadas no processo de produção de ferro gusa, sendo enviado para a usina apenas o carvão de 2 mm à 150 mm e separadamente, a moinha de carvão de 2 mm à 10 mm. Os resultados positivos auferidos no projeto inicial com a operação de abastecimento dos redutores, credenciou-nos a estender seu conceito logístico às demais operações de abastecimento, passando a contemplar as cargas metálicas (minérios e pelotas), fundentes e ferro ligas.
This project started only with two raw materials, charcoal and small charcoal, coming from Charcoal Screening Plant, UPC (Unidade de Peneiramento do Carvão), located in Paraopeba, 120 km far from Belo Horizonte's plant. The purpose was to implement a delivery systems just-in-time in Barreiro's plant with a logistical operator responsible for this management, becoming the supply stage stable and predictable and ensuring the most perfect blast furnace operation, including aspects as: exclusive and dedicated transport; security stockpile that ensure the supply; recruitment of a logistical operator that could coordinate the operation and in delay events, he would be responsible for the supply, using the security stockpile; monitored and screened operation 24 hours a day, 7 days a week. Part of the V&M Brazil strategic’s guidelines, to regard improving quality of raw materials through its homogenization depending on their sizes, the project was firstly implemented for charcoal. The crude coal is received at UPC, in Paraopeba, where the unwanted fractions are separated, delivering only the coal from 2 to 150 mm to the process of pig iron production in Belo Horizonte's plant. The positives results obtained in inicial project with the operation of charcoal supply, allowed to expand the logistical concept to the others supply operations, considering metal loads (ores and pellets), fluxes and ferroalloys.
Keywords
Abastecimento; Operador logístico; Matérias primas; Just-in-time.
Supply; Logistical operator; Raw materials; Just-in-time.
How to refer
Souza, José Luiz de;
Filizzola, Carlos Henrique.
PROJETO DE LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DE MATÉRIAS PRIMAS VALLOUREC & MANNESMANN TUBES DO BRASIL
,
p. 31-44.
In: 28º Seminário de Logística Suprimentos PCP Transportes,
Belo Horizonte,
2009.
ISSN: 2594-360X
, DOI 10.5151/2594-360X-0004