Powered by Blucher Proceedings

Proceedings of Maintenance and Project Engineering in Metallurgy and Mining


Title

REDUÇÃO DE PARADAS POR BLOQUEIO DE EMPILHAMENTO (ANTICOLISÃO) DAS MÁQUINAS NO PÁTIO DE ESTOCAGEM DO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA: UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA

REDUCTION OF DOWNTIME DUE TO STACKING BLOCKAGE (ANTI-COLLISION) OF MACHINES IN THE STORAGE YARD OF THE PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL: A SIX SIGMA METHODOLOGY APPLICATION

Authorship

DOI

10.5151/2594-5327-42536

Downloads

0 Downloads

Abstract

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), localizado em São Luís (MA), é um ativo logístico estratégico para a Vale, com capacidade de movimentar cerca de 230 milhões de toneladas, sendo o principal ponto de escoamento do minério de ferro (MFe) extraído no Sistema Norte, especialmente da mina de Carajás (PA). Com isso, estudar e reduzir impactos que comprometem a eficiência do terminal é primordial para a manutenção da competitividade da empresa perante seus concorrentes. O projeto Seis Sigma desenvolvido no TMPM teve como objetivo a redução dos impactos causados por bloqueio por empilhamento no pátio de estocagem, responsável por 68% dos eventos dessa natureza entre julho de 2023 e junho de 2024 localizados no Pátio Sul. Estabeleceu-se como meta a redução de 40% no tempo médio de parada para esse modo de falha, de 0,57 h/Mton para 0,34 h/Mton, sendo atingido o resultado de 0,33 h/Mton no período de verificação (outubro a dezembro de 2024), representando uma redução total de 46% em relação ao período analisado. A iniciativa demonstrou relevância estratégica para a Vale ao contribuir diretamente para o aumento no volume embarcado de 144.513 em toneladas de MFe, promovendo um ganho financeiro potencial de R$ 22,4 milhões para o caixa da companhia. Além dos ganhos relacionados a produtividade, o projeto contribuiu também no que tange a ganhos qualitativos como a padronização de processos, fortalecimento da cultura de solução de problemas e melhoria contínua e aderência ao Sistema de Produção da Vale (VPS), assegurando a sustentabilidade dos resultados alcançados.

 

THE PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL (TMPM), LOCATED IN SãO LUíS (MA), IS A STRATEGIC LOGISTICS ASSET FOR VALE, WITH A CAPACITY TO HANDLE AROUND 230 MILLION TONS, BEING THE MAIN POINT OF SHIPMENT FOR IRON ORE (MFE) EXTRACTED IN THE NORTHERN SYSTEM, ESPECIALLY FROM THE CARAJáS MINE (PA). THEREFORE, STUDYING AND REDUCING IMPACTS THAT COMPROMISE THE TERMINAL'S EFFICIENCY IS CRUCIAL FOR MAINTAINING THE COMPANY'S COMPETITIVENESS AGAINST ITS COMPETITORS. THE SIX SIGMA PROJECT DEVELOPED AT TMPM RESPONSIBLE FOR 68% OF SUCH EVENTS BETWEEN JULY 2023 AND JUNE 2024, LOCATED IN THE SOUTH YARD. THE GOAL WAS TO REDUCE THE AVERAGE DOWNTIME FOR THIS FAILURE MODE BY 40%, FROM 0.57 H/MTON TO 0.34 H/MTON. THE RESULT ACHIEVED WAS 0.33 H/MTON DURING THE VERIFICATION PERIOD (OCTOBER TO DECEMBER 2024), REPRESENTING A TOTAL REDUCTION OF 46% COMPARED TO THE ANALYZED PERIOD. THE INITIATIVE DEMONSTRATED STRATEGIC RELEVANCE FOR VALE BY DIRECTLY CONTRIBUTING TO AN INCREASE IN THE VOLUME SHIPPED OF 144,513 TONS OF MFE, PROMOTING A POTENTIAL FINANCIAL GAIN OF R$ 22.4 MILLION FOR THE COMPANY'S CASH FLOW. IN ADDITION TO PRODUCTIVITY GAINS, THE PROJECT ALSO CONTRIBUTED TO QUALITATIVE GAINS SUCH AS PROCESS STANDARDIZATION, STRENGTHENING OF THE PROBLEM-SOLVING CULTURE AND CONTINUOUS IMPROVEMENT, AND ADHERENCE TO THE VALE PRODUCTION SYSTEM (VPS), ENSURING THE SUSTAINABILITY OF THE RESULTS ACHIEVED.

Keywords

Seis Sigma, Mineração, Indicadores.

Six Sigma, Mining, Indicators

How to cite

AMORIM, DYENNE ANDREA RABELO; SILVA, HERBERTH BRUNO NUNES E; CHAVES, JESSICA BASTOS. REDUÇÃO DE PARADAS POR BLOQUEIO DE EMPILHAMENTO (ANTICOLISÃO) DAS MÁQUINAS NO PÁTIO DE ESTOCAGEM DO TERMINAL MARÍTIMO DE PONTA DA MADEIRA: UMA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA SEIS SIGMA, p. 470-483. In: 2st Seminar on Maintenance and Project Engineering in Metallurgy and Mining, São Paulo, Brasil, 2025.
, DOI 10.5151/2594-5327-42536