ISSN 2594-5300
43º Seminário de Aciaria - Internacional — vol. 43, num.43 (2012)
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Abstract
No processo de produção de aços longos via lingotamento contínuo, um dos defeitos mais comuns que comprometem o índice de qualidade das aciarias é a romboidade. A romboidade é determinada pela diferença entre as diagonais da seção transversal do tarugo. É considerada severa se ultrapassar 6 mm a 9 mm. A romboidade pode gerar trincas de canto com ângulo obtuso ou trincas diagonais, além de comprometer as etapas seguintes do processo de produção do aço. Uma série de fatores pode originar a romboidade, entre elas o resfriamento não uniforme do molde (geometria do molde) e na câmara de sprays; vazão de água utilizada, pureza da água utilizada, relação Mn/S do aço, tempo de estripamento negativo, dentre outras. Aços que possuem composição de carbono próximo a composição peritética são os mais sensíveis a romboidade, pois, ao resfriarem, passam por uma transformação de fase de ferrita delta δ para austenita ɣ que ocorrem na fase sólida e possui como conseqüência a contração do tarugo, isto é, a pele torna-se desigual e sua formação é mais lenta devido ao menor contato com a parede do molde. Neste trabalho foram investigadas as principais causas da geração de romboidade na aciaria da Votorantim Siderurgia – Resende - RJ e toda a tratativa deste defeito. Reduziu-se o índice de sucateamento por romboidade de 1.000 toneladas/mês para 180 toneladas/mês.
In the continuous casting of long products, one of the most common defects found on billets is romboidity, which may greatly affect the quality and rejection indexes of meltshops. Romboidity is characterized by the difference between the diagonals on the cross section of the billet. In billet sections it can be considered severe when this difference reaches 6 to 9 mm ( ~ 2 to 3% ). This romboidity may generate off-corner cracks of different severity, diagonal cracks on the obtuse corner and furthermore, generate problems in the following process of steel rolling. A series of factors may lead to romboidity on billets, among them and mostly : uneven cooling in the mould ( mould geometry, etc ) and sprays zone ( 1st zones ); inadequate water flow volume in the mould; quality of mould and spray waters; Mn/S ratio in steel and NSt ( Negative Strip time ). Steel that has a carbon chemical range close to the perithetic reaction are the most sensible to romboidity since, during cooling, they go thru phase transformation from ferrite (delta δ) to austenite (gama ɣ), i.e., in the solid phases generating as consequence a big localized billet contraction near the meniscus, losing contact with mould wall and therefore more prone to generating uneven and slow shell steady growth formation. In this study the main causes generating romboidity in medium carbon grades at Votorantim Siderurgia – Resende - RJ meltshop were investigated as well as all counter measures to reduce it. The billet scrap index due to romboidity was reduced from 1000 t/month to 180 t/month.
Keywords
Lingotamento contínuo; Romboidade; Refrigeração; Qualidade.
Billet continuous casting; Romboidity; Billet Cooling; Quality.
How to refer
Santos, Alencar Souza;
Fontana, Bruno Veiga;
Júnior, Ely da Silva Araújo;
Reis, Guilherme O. Nogueira dos;
Costa, Jadir Sebastião da;
Navarro, Jonathan Nicholas da Silva;
Clemente., Wesley Raimundo.
REDUÇÃO DO ÍNDICE DE SUCATEAMENTO POR
ROMBOIDADE NA ACIARIA DA VOTORANTIM
SIDERURGIA – RESENDE – RJ
,
p. 354-364.
In: 43º Seminário de Aciaria - Internacional,
Rio de Jabeiro,
2012.
ISSN: 2594-5300
, DOI 10.5151/2594-5300-20817