ISSN 2594-5335
27th Seminar on Automation & IT — Vol. 27, Num. 27 (2025)
Title
Authorship
DOI
Downloads
Abstract
O estudo realizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira da Vale focou na otimização do processo de descarregamento de minério, abordando o problema crítico de deslocamento da composição no virador de vagões VV06. Utilizando ferramentas de gestão da qualidade, como matriz de priorização, diagrama de Ishikawa e método 5W2H, identificaram-se causas-raiz, incluindo falhas no posicionamento do braço mecânico e folgas estruturais. A solução integrou automação industrial por meio de um sensor virtual Joggin (programado em linguagem Ladder no CLP) e sensores infravermelhos redundantes, garantindo precisão no controle cinemático e eliminando intervenções manuais. Os resultados demonstraram redução de 27% nos eventos de deslocamento (de 11,1 h para 8,1 h/mês), ganho de 0,2 min/lote no TMD e retorno financeiro de U$ 1,957 milhão/ano. A replicação da solução em outros viradores (VV1-VV8) e terminais externos validou sua escalabilidade, alinhando-se aos pilares da Indústria 4.0. Adicionalmente, a reclassificação de riscos operacionais de médio para baixo reforçou a segurança e confiabilidade estrutural. A padronização do processo e capacitação técnica consolidaram a sustentabilidade da melhoria, destacando a sinergia entre automação, gestão de qualidade e engenharia mecânica para otimização de sistemas portuários.
THE STUDY CONDUCTED AT VALE’S PONTA DA MADEIRA MARITIME TERMINAL FOCUSED ON OPTIMIZING THE ORE UNLOADING PROCESS, ADDRESSING THE CRITICAL PROBLEM OF MOVING THE COMPOSITION ON THE VV06 CAR DUMPER. USING QUALITY MANAGEMENT TOOLS, SUCH AS A PRIORITIZATION MATRIX, ISHIKAWA DIAGRAM AND 5W2H METHOD, ROOT CAUSES WERE IDENTIFIED, INCLUDING FAILURES IN THE POSITIONING OF THE MECHANICAL ARM AND STRUCTURAL CLEARANCES. THE SOLUTION INTEGRATED INDUSTRIAL AUTOMATION THROUGH A VIRTUAL JOGGIN SENSOR (PROGRAMMED IN LADDER LANGUAGE ON THE PLC) AND REDUNDANT INFRARED SENSORS, ENSURING PRECISION IN KINEMATIC CONTROL AND ELIMINATING MANUAL INTERVENTIONS. THE RESULTS DEMONSTRATED A 27% REDUCTION IN DISPLACEMENT EVENTS (FROM 11.1 H TO 8.1 H/MONTH), A GAIN OF 0.2 MIN/BATCH IN TMD AND A FINANCIAL RETURN OF US$ 1.957 MILLION/YEAR. THE REPLICATION OF THE SOLUTION IN OTHER TURNERS (VV1-VV8) AND EXTERNAL TERMINALS VALIDATED ITS SCALABILITY, ALIGNING IT WITH THE PILLARS OF INDUSTRY 4.0. ADDITIONALLY, THE RECLASSIFICATION OF OPERATIONAL RISKS FROM MEDIUM TO LOW REINFORCED STRUCTURAL SAFETY AND RELIABILITY. THE STANDARDIZATION OF THE PROCESS AND TECHNICAL TRAINING CONSOLIDATED THE SUSTAINABILITY OF THE IMPROVEMENT, HIGHLIGHTING THE SYNERGY BETWEEN AUTOMATION, QUALITY MANAGEMENT AND MECHANICAL ENGINEERING FOR THE OPTIMIZATION OF PORT SYSTEMS
Keywords
Virador de Vagões, Automação industrial, CLP, Indústria 4.0.
How to cite
Vieira, Alcebíades Abreu; Santos, Carlos Magno Lima; Dias, Eliane Barbosa; Alves, Eliane Silva; Correa, Elyton Sousa; Sousa, Flávia; Pereira, Ingrid Gomes; Neto, José Ribamar de Oliveira Oliveira; Lemos, Judylane Teresa Chaves; Mendes, Verônica Sousa.
REDUZIR IMPACTOS OPERACIONAIS POR DESLOCAMENTO DA COMPOSIÇÃO,
p. 191-207.
In: 27th Seminar on Automation & IT,
São Paulo, Brasil,
2025.
ISSN: 2594-5335, DOI 10.5151/2594-5335-42172