Powered by Blucher Proceedings

Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

49th Congresso anual Vol. 49, Num. 1 (1994)


Title

RESISTÊNCIA MECÂNICA E MICROESTRUTURA EM DUAS LIGAS CROMO-COBALTO FUNDIDAS À BASE DE COBALTO

Authorship

DOI

10.5151/2594-5327-49v3-259-274

Downloads

0 Downloads

Abstract

A incidência de falhas de próteses odontológicas é um grande problema ainda na Odontologia. Certamente, o fato da Odontologia não controlar rigidamente os parâmetros do processo de fundição propicia a formação de defeitos (vazios, microsegregações) que prejudicam as propriedades mecânicas. Este trabalho tem por objetivos analisar a resistência mecânica e microestrutura de duas ligas odontológicas, Shofdent e Dentorium fundidas em duas condições: 1) 100% liga nova (sem reaproveitamento de material); 2) Sub-liga nova (introdução de 50% em peso do mesmo material já fundido e 50% em peso da liga nova). Ensaios de tração, micrografia, fractografia e medida do espaçamento interdendrítico foram realizados e observou-se que a liga Dentorium 50% liga nova apresentou carbonetos pequenos e resultando em um maior alongamento total em relação às ligas Shofdent 100% e 50% liga nova e Dentorium 100% liga nova, cujos carbonetos foram maiores e alongamentos menores. A microestrutura apresentou grãos grosseiros com segregação ao longo de seus contornos e um espaçamento interdendrítico de aproximadamente 10 µm. A resistência mecânica foi igual entre as ligas analisadas, mas o módulo elástico foi duas vezes menor que os valores especificados para ligas fundidas à base de cobalto.

 

Keywords

Ligas Cromo-Cobalto, Odontologia, Próteses Odontológicas, Fundição, Reaproveitamento de material, Microestrutura, Carbonetos, Resistência Mecânica, Módulo Elástico, Segregação, Espaçamento Interdendrítico, Ensaios de Tração, Fractografia, Micrografia

How to cite

Yamanami, Wyver José; Ferreira, Itamar. RESISTÊNCIA MECÂNICA E MICROESTRUTURA EM DUAS LIGAS CROMO-COBALTO FUNDIDAS À BASE DE COBALTO, p. 1321-1336. In: 49th Congresso anual, Rio de Janeiro, Brasil, 1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v3-259-274