Proceedings of ABM Annual Congress


ISSN 2594-5327

66º Congresso Anual da ABM vol. 66, num.66 (2011)


Title

RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE LITERATURA

SOCIAL RESPONSIBILITY: AN ANALYSIS OF THE LITERATURE PRODUCTION

DOI

10.5151/2594-5327-17705

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Abstract

O grande desafio do século XXI é fazer com que empresas sejam éticas e cumpram com suas obrigações de modo responsável e íntegro. Neste contexto, a responsabilidade social empresarial (RSE) tem um papel central, constituindo-se em uma ação que deve estar integrada com a cultura da organização. O presente trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento dos estudos sobre Responsabilidade Social nas publicações do ENANPAD (Encontro da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em Administração), no período de 2002 a 2008, e compreender de que maneira tais estudos contribuíram para evolução do tema. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos anais do ENANPA, identificando os artigos que tratam responsabilidade social como assunto principal. Foram identificados 120 trabalhos e os resultados revelam que pesquisas foram realizadas em empresas públicas e privadas e com os mais variados objetivos, atendendo a diversos setores. Conclui-se que atualmente, a RSE vai muito além da filantropia, pois envolve também interesses financeiros e melhoria de performance produtiva da organização. Mas, além disso, defende projetos sociais participativos ou determinadas ações em benefício da restauração ou preservação ambiental. Assim, entende-se que RSE tem uma correlação com a inclusão social, com o desenvolvimento econômico e sustentável e com a cidadania.

 

The greatest challenge that the 21st century faces is to make companies behave ethically and comply with their obligations in a responsible and healthy fashion. In this context, corporate social responsibility (CSR) has a central role, and must be integrated to the organization’s culture. This study aimed to examine the development of studies on Social Responsibility in the publications of ENANPAD (Administration Graduate Studies and Research Association Meeting) from 2002 to 2008, and understand how these studies contributed to the evolution of this theme. A bibliographic research was developed in the annals of ENANPAD, identifying the articles that deal with social responsibility as their main subject. We identified one hundred and twenty papers and the results reveal that the researches were conducted in public and private companies and with different objectives, serving various industries. We conclude that currently, CSR goes beyond philanthropy, since it also involves financial interests and improvement of the organization ́s productive performance. Moreover, it further supports social programs and certain participatory actions in the interests of environmental preservation or restoration. Therefore, it means that CSR is correlated to social inclusion, sustainable economic development, and citizenship.

Keywords

Responsabilidade social; Ação social; Práticas sociais.

Social responsibility; Social action; Social practices.

How to refer

Oliveira, Adriana Leônidas de; Figueiredo, Bianca Marques Hilário. RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE LITERATURA , p. 301-311. In: 66º Congresso Anual da ABM, São Paulo, 2011.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-17705