ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia de implantação de um indicador de desempenho global chamado OTIF (On Time In Full), que visa robustecer a gestão logística das organizações, através da otimização e sincronização dos processos da cadeia de suprimentos, com o foco na satisfação dos clientes. O trabalho detalha os conceitos do indicador e descreve como ele se insere no processo logístico das empresas, desde a aquisição de matérias-primas até a distribuição física dos produtos. Os principais resultados esperados com a implantação da metodologia são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes e a aceleração da cadeia logística através do aumento da sincronia entre os processos, buscando-se um sistema enxuto (lean) e otimizado (just in time). A metodologia proposta prevê a implantação do OTIF de maneira estruturada, levando-se em consideração a cultura organizacional envolvida e evitando-se as medições equivocadas. O diferencial da metodologia é o desdobramento do indicador ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.
This paper has as an objective to present an implementation methodology of a key performance indicator called OTIF (On Time In Full), that aim to improve the organization logistics management, through supply chain process optimization and synchronization, with focus in the customer satisfaction. The text details the indicator concepts and describes how it inserts in the company’s logistic process, from the inputs acquisition to the products distribution. The main expected results with the methodology implementation are the increase of customers satisfactions and fidelity and the logistics chain acceleration by the improvement of the synchrony between processes, searching for a lean and optimized (just in time) system. The proposed methodology forecasts the OTIF’s implementation in a structured way, taking into account the organizational culture and avoiding the missing measurements. The methodology’s difference is the indicator’s deployment through the logistic chain, allowing either an external vision related to the client service level and the process internal analyses.
Keywords
Indicador; Despenho; Logística; Otimização.
Indicator; Performance; Logistics; Optimization.
How to refer
Oliveira, Ricardo Rezende de;
Araújo, Riberto de Barros.
ROBUSTECIMENTO DA GESTÃO LOGÍSTICA ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DO INDICADOR DE DESEMPENHO OTIF
,
p. 1995-2005.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0217