ISSN 2594-5327
63º Congresso Anual da ABM — vol. 63, num.63 (2008)
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Abstract
O Governo do Estado do Espírito Santo entre os anos de 2003 e 2006 estava empenhado na recuperação da capacidade de gestão da administração pública estadual, iniciativa esta considerada elemento decisivo para colocar o estado numa trajetória de desenvolvimento sustentável e compromisso com a qualidade de vida da população. No entanto, faltava aos gestores o pleno domínio das ferramentas de gestão que permitissem, a partir dos Objetivos Estratégicos, promover as melhorias de forma alinhada nos níveis táticos e operacionais da administração. Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia e a experiência de implantação em órgãos da administração pública de práticas de gestão comuns às empresas privadas, tais como Alinhamento Estratégico, Gestão por Processos através do mapeamento, padronização e do estabelecimento de indicadores de desempenho. Estas experiências englobam projetos apoiados pela VALE e ArcelorMittal Tubarão (antiga CST) junto a 04 Secretarias de Estado. Os resultados alcançados foram: o desenvolvimento junto ao servidor e gestor público de uma cultura focada no desempenho, para obtenção de resultados objetivamente mensuráveis em benefício da sociedade; melhor aplicação dos recursos públicos para superação dos desafios impostos pelas áreas Saúde, Educação e Segurança Pública; a promoção de maior sinergia nas ações de governo a partir de um agir sistematicamente orientado para resultados; maior interação entre o setor empresarial e o Governo no sentido de criar condições para elevação da qualidade da gestão pública, tão necessária para a melhoria e manutenção de uma ambiência favorável aos negócios, com reflexos na qualidade de vida dos cidadãos.
Between the years of 2004 and 2006 the State Government of Espirito Santo was engaged on the capacity of Public management recovering, initiative that was considered a decisive element to put the state on a sustainable trajectory of development and commitment with quality life for the population. However, at this time, the public managers didn ́t have the domain of management tools which could allow, through Strategic Objectives the improvement in tactic and operational levels of the administration. This paper has as an objective to introduce a methodology and an experience of implementation of business management tools in public administration, that are common in private organization, such as Strategic Alignment; Management by Process through mapping, standardization and the establishing of performance indicators. These experiences includes projects support from VALE and ArcelorMittal Tubarão joined to four Ministry of State. The achieved results are: development gather civil servant and public manager from a culture focused on performance, to gain results that could be measured for in society benefits; better use of public resources to overcome their challenges like Public Health Care, Educational System and Public Security; promote better synergy on government actions through acts focused in results; best relationship between private organizations and the government agencies in a way to create conditions for a better public management, as a bearing point for improvement and maintenance of a sound environment for business, witch reflex in a better quality of life of the citizens.
Keywords
Gestão pública; Responsabilidade social; Alinhamento estratégico; Ferramentas de gestão.
Public management; Social responsibility; Strategic alignment; Management tools.
How to refer
Soresini, Luiz;
Araújo, Riberto de Barros.
ROBUSTECIMENTO DA GESTÃO PÚBLICA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DA INICIATIVA PRIVADA: UMA AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE EMPRESAS
,
p. 1980-1994.
In: 63º Congresso Anual da ABM,
Santos - SP,
2008.
ISSN: 2594-5327
, DOI 10.5151/2594-5327-0216