ISSN 2594-5297
37º Simpósio de Laminação — Vol. 37, Num. 37 (2000)
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Abstract
Os aços laminados para indústria automobilística tem passado por um enorme desenvolvimento tecnológico nos últimos 25 anos, com o objetivo de oferecer conforto, segurança e principalmente, alcançar reduções de peso dos veículos para diminuir a emissão de CO2 a níveis exigidos pelos órgãos fiscalizadores. As rodas automotivas também tem sofrido modificações em função das exigências do mercado, tais como redução de peso, desenhos mais arrojados e melhor dirigibilidade. A simulação numérica dos processos de conformação de chapas tem sido usado largamente pelas indústrias automobilísticas, como uma poderosa ferramenta para se alcançar esses objetivos, no menor tempo possível, diminuindo custos de ferramentaria. Nesse trabalho são apresentados os resultados de simulação numérica dos três estágios de conformação de um disco de roda automotiva comparados com levantamentos experimentais. A roda é fabricada com aço ARBL (SAE J1392-070 XLF) da CSN e para a simulação numérica foi utilizado o código de elementos finitos OPTRIS™. Os resultados mostraram que a simulação numérica é uma ferramenta útil para se conhecer o comportamento mecânico do material, durante e após um processo de conformação.
Os aços laminados para indústria automobilística tem passado por um enorme desenvolvimento tecnológico nos últimos 25 anos, com o objetivo de oferecer conforto, segurança e principalmente, alcançar reduções de peso dos veículos para diminuir a emissão de CO2 a níveis exigidos pelos órgãos fiscalizadores. As rodas automotivas também tem sofrido modificações em função das exigências do mercado, tais como redução de peso, desenhos mais arrojados e melhor dirigibilidade. A simulação numérica dos processos de conformação de chapas tem sido usado largamente pelas indústrias automobilísticas, como uma poderosa ferramenta para se alcançar esses objetivos, no menor tempo possível, diminuindo custos de ferramentaria. Nesse trabalho são apresentados os resultados de simulação numérica dos três estágios de conformação de um disco de roda automotiva comparados com levantamentos experimentais. A roda é fabricada com aço ARBL (SAE J1392-070 XLF) da CSN e para a simulação numérica foi utilizado o código de elementos finitos OPTRIS™. Os resultados mostraram que a simulação numérica é uma ferramenta útil para se conhecer o comportamento mecânico do material, durante e após um processo de conformação.
Keywords
roda automotiva; simulação numérica; aço microligado
roda automotiva; simulação numérica; aço microligado
How to cite
Moraes Dominguez, Oséias; Ferran Lorent, Gustavo.
Simulação Numérica do Processo de Conformação de Disco de Roda Automotiva Utilizando o Código de Elementos Finitos OPTRIS,
p. 173-184.
In: 37º Simpósio de Laminação,
Curitiba - PR, Brasil,
2000.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LA7714