ISSN 2594-5335
9º Seminário de Automoção de Processos — vol. 9, num.9 (2005)
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Abstract
Este projeto teve como objetivo desenvolver um modelo de simulação para os processos envolvidos no transporte de gusa líquido entre os Altos-fornos e a descarga na Aciaria. A simulação contemplou as áreas dos Altos-fornos, a Aciaria, as linhas férreas e os processos intermediários, tais como manutenções, dessulfuração, aquecimento, máquina de moldar gusa e limpeza, além dos recursos de transporte (CT ́s e locomotivas) que movimentam o gusa. Desta forma, permitiu avaliar parâmetros operacionais tais como: oferta de gusa dos altos-fornos no ritmo de produção para 7,5 Mt/a de produto acabado, a frota de carros-torpedo (CT) e de locomotivas, as respectivas taxas de ocupação, além de procedimentos operacionais nos poços de basculamento de gusa. No modelo desenvolvido, parâmetros (capacidades, velocidades, tempos de processos, intervalos entre ocorrências etc) podem ser alterados através de planilhas, construindo cenários para comparação e apoio a tomada de decisão. Estes cenários variam a quantidade de Altos-Fornos, de CT ́s e locomotivas, as regras de descarga na Aciaria e de carregamento dos CT ́s. Com os resultados, a CST pôde avaliar o desempenho de seu sistema de transporte de gusa líquido em situações semelhantes as atuais e também para situações futuras. Foi possível apontar, também, possíveis “gargalos” do processo, através dos resultados de produção dos Altos-fornos, vazão de descarga na Aciaria, quantidade de corridas realizadas, taxas de utilização dos recursos e bloqueios de fluxo em cada etapa do processo. Tais cenários permitiram avaliar melhorias a serem implantadas, além de subsidiar a decisão pelo aumento da frota de carros-torpedo e locomotivas nesse sistema.
The objective of this project is to develop a simulation model for the processes involving pig iron transportation between the blast furnaces and its discharge in the steelmaking plant. The simulation contemplated the blast furnaces, the steelmaking plant, the internal railways and the intermediate processes, besides transport resources (torpedo- car (TC) and locomotives) that carry the pig iron. Thus, it allowed the evaluation of operational parameters such as: blast furnaces offer of pig iron in the 7.5 Mt/y production rhythm, torpedo-car fleet (TC) and locomotives, the respective occupation rates, besides other operational procedures. In the developed model the parameters (capacities, speeds, times of processes, time between arrivals, etc) can be altered through spreadsheets, building scenarios for comparison and decision making support. In these scenarios the amount of blast furnaces, TC’s and locomotives, discharge rules in steelmaking plant and shipment of TC’s may vary. Through the results, CST could evaluate the pig iron transport system in situations similar to current ones and also to future situations. It was also possible to verify potential bottle necks in the process through the results of blast furnaces production, discharge flow in steelmaking plant, amount of accomplished runs, rates of resources use and flow blocks in each stage of the process. Such scenarios allowed the evaluation of the improvements to be implemented, and gave the support to the decision of increasing the number of torpedo- cars and locomotives in the system.
Keywords
Transporte; Gusa; Simulação; Modelo.
Transportation, Pig iron, Simulation, model
How to refer
Barros, Bruno Miessa de;
Sommer, Juliana de Souza Lima;
Simões, José Almeida.
SIMULAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE GUSA LÍQUIDO DA COMPANHIA SIDERÚRGICA DE TUBARÃO – FASE DE EXPANSÃO
,
p. 511-520.
In: 9º Seminário de Automoção de Processos,
São Paulo,
2005.
ISSN: 2594-5335
, DOI 10.5151/2594-5335-0052