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Proceedings of the Seminar on Rolling, Metal Forming and Products


ISSN 2594-5297

38º Simpósio de Laminação Vol. 38, Num. 38 (2001)


Title

SOLDABILIDADE A LASER DE AÇOS APLICAÇÃO EM TAILORED BLANKS NA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

SOLDABILIDADE A LASER DE AÇOS APLICAÇÃO EM TAILORED BLANKS NA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Authorship

DOI

10.5151/2594-5297-LAC01607

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Abstract

Foram avaliados, nesse trabalho, os aspectos macro e microestruturais, a conformabilidade e a resistência à corrosão de juntas soldadas a laser de três chapas do aço NBR5915-EEP, nas espessuras de 0,66 e 1,20 mm (não revestidos) e 0,77 mm (eletrogalvanizado com camada de 7,4 μm de Zn). Foram confeccionadas juntas entre o mesmo aço e entre aços diferentes, sendo avaliadas duas combinações de potência e velocidade de soldagem. Verificou-se que a velocidade de soldagem é o parâmetro de maior influência sobre a geometria do cordão, a presença de imperfeições e a microestrutura da zona fundida (ZF). O constituinte típico da ZF é a bainita superior, sendo também observada a presença de ferrita e martensita, cuja proporção varia em função da velocidade de soldagem. A conformabilidade é pouco influenciada pelas condições de soldagem, sendo mais dependente da configuração da junta, da presença de imperfeições e do modo de deformação. Com base no critério de altura do embutimento Erichsen superior a 75% da altura obtida no metal base, todas as juntas foram aprovadas, com valores entre 75 e 90%. As curvas limite de conformação (CLCs) das juntas soldadas exibiram valores de deformação próximos à CLC do metal base na parte esquerda do diagrama (estampagem) e queda brusca na parte direita (estiramento). Verificou-se que não há corrosão preferencial da região de solda em relação ao metal base, o que foi atribuído à reduzida largura do cordão (pequena perda de revestimento) e ao eventual aumento de espessura da camada de revestimento nas regiões adjacentes ao cordão.

 

Foram avaliados, nesse trabalho, os aspectos macro e microestruturais, a conformabilidade e a resistência à corrosão de juntas soldadas a laser de três chapas do aço NBR5915-EEP, nas espessuras de 0,66 e 1,20 mm (não revestidos) e 0,77 mm (eletrogalvanizado com camada de 7,4 μm de Zn). Foram confeccionadas juntas entre o mesmo aço e entre aços diferentes, sendo avaliadas duas combinações de potência e velocidade de soldagem. Verificou-se que a velocidade de soldagem é o parâmetro de maior influência sobre a geometria do cordão, a presença de imperfeições e a microestrutura da zona fundida (ZF). O constituinte típico da ZF é a bainita superior, sendo também observada a presença de ferrita e martensita, cuja proporção varia em função da velocidade de soldagem. A conformabilidade é pouco influenciada pelas condições de soldagem, sendo mais dependente da configuração da junta, da presença de imperfeições e do modo de deformação. Com base no critério de altura do embutimento Erichsen superior a 75% da altura obtida no metal base, todas as juntas foram aprovadas, com valores entre 75 e 90%. As curvas limite de conformação (CLCs) das juntas soldadas exibiram valores de deformação próximos à CLC do metal base na parte esquerda do diagrama (estampagem) e queda brusca na parte direita (estiramento). Verificou-se que não há corrosão preferencial da região de solda em relação ao metal base, o que foi atribuído à reduzida largura do cordão (pequena perda de revestimento) e ao eventual aumento de espessura da camada de revestimento nas regiões adjacentes ao cordão.

Keywords

soldagem a laser, tailored blanks, conformabilidade.

soldagem a laser, tailored blanks, conformabilidade.

How to cite

Salaroli de Araújo, Carlos; Nazareth Borges, Rodrigo; Augusto Carneiro, Rogério. SOLDABILIDADE A LASER DE AÇOS APLICAÇÃO EM TAILORED BLANKS NA INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA, p. 473-486. In: 38º Simpósio de Laminação, Florianópolis - SC, Brasil, 2001.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01607