ISSN 2594-5297
38º Simpósio de Laminação — Vol. 38, Num. 38 (2001)
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Abstract
O projeto ULSAC, empreendido por um consórcio de empresas siderúrgicas de 18 países, do qual faz parte a Usiminas, demonstra o uso efetivo do aço na produção de painéis automotivos de cobertura que, além de leves, são estruturalmente otimizados e passíveis de fabricação em larga escala a custos competitivos. Em sua fase conceituai o programa projetou portas, capôs e tampas traseiras (convencionais e hatches) até 32% mais leves que a média das peças avaliadas. A porta projetada foi 10% mais leve do que a melhor porta analisada, mantendo ainda as restritivas metas de desempenho estrutural. Na fase de validação, uma porta do tipo "sem moldura" foi produzida de acordo com os conceitos desenvolvidos na fase convencional. Essa porta é 22% mais leve que a melhor porta convencional avaliada, 33% mais leve que a média das avaliadas e 42% mais leve que a média de sua categoria. Esses resultados foram obtidos sem comprometer a segurança ou desempenho estrutural, sem aumento de custo, através do uso de aços de alta e ultra alta resistência e de processos como tailored blanks e hidroconformação. Nesse trabalho é apresentado um resumo dos conceitos desenvolvidos, os resultados da etapa de validação e o programa da Usiminas na disseminação dos conceitos
O projeto ULSAC, empreendido por um consórcio de empresas siderúrgicas de 18 países, do qual faz parte a Usiminas, demonstra o uso efetivo do aço na produção de painéis automotivos de cobertura que, além de leves, são estruturalmente otimizados e passíveis de fabricação em larga escala a custos competitivos. Em sua fase conceituai o programa projetou portas, capôs e tampas traseiras (convencionais e hatches) até 32% mais leves que a média das peças avaliadas. A porta projetada foi 10% mais leve do que a melhor porta analisada, mantendo ainda as restritivas metas de desempenho estrutural. Na fase de validação, uma porta do tipo "sem moldura" foi produzida de acordo com os conceitos desenvolvidos na fase convencional. Essa porta é 22% mais leve que a melhor porta convencional avaliada, 33% mais leve que a média das avaliadas e 42% mais leve que a média de sua categoria. Esses resultados foram obtidos sem comprometer a segurança ou desempenho estrutural, sem aumento de custo, através do uso de aços de alta e ultra alta resistência e de processos como tailored blanks e hidroconformação. Nesse trabalho é apresentado um resumo dos conceitos desenvolvidos, os resultados da etapa de validação e o programa da Usiminas na disseminação dos conceitos
Keywords
ULSAC, aços de alta resistência, painéis de cobertura
ULSAC, aços de alta resistência, painéis de cobertura
How to cite
Leite de Andrade, Sérgio; Francisco Batista Pereira, João; Juarez Mendes Taiss, Ed; Karam Rosa, Leonardo.
ULSAC ULTRA LIGHT STEEL AUTO CLOSURES - PRINCIPAIS RESULTADOS E O PROGRAMA DA USIMINAS NA DISSEMINAÇÃO DOS CONCEITOS,
p. 563-576.
In: 38º Simpósio de Laminação,
Florianópolis - SC, Brasil,
2001.
ISSN: 2594-5297, DOI 10.5151/2594-5297-LAC01599