ISSN 2594-5327
49th Congresso anual — Vol. 49, Num. 1 (1994)
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Abstract
A Indústria Automobilística tem desenvolvido projetos de motores mais leves e de maior rotação, solicitando cada vez mais das molas, sem contudo, aumentar a seção transversal do arame. Os processos de fabricação de arames temperados, em consequência, têm sofrido importantes melhorias nos últimos anos. O "Estado da Arte" atual foca a limpeza do aço como sendo o principal sítio de nucleação das fraturas por fadiga nessas molas, já que, devido ao processo de descascamento do fio-máquina, defeitos superficiais como trincas, dobras, descarbonetação, etc., deixaram de ser os parâmetros críticos. Nesse enfoque, a "VILLARES" vem desenvolvendo um processo de desoxidação ao silício, visando substituir as inclusões remanescentes no aço sólido, de inclusões óxidas indeformáveis, para inclusões do tipo silicato, deformáveis, e por isso menos nocivas à fadiga do material. Os resultados mostram a melhoria da limpeza nos aços SAE 9254 com desoxidação ao silício, em relação ao processo convencional, ao alumínio. Os testes de fadiga realizados comprovam a direta relação da limpeza do aço com a performance da mola no ensaio.
Keywords
aço-mola, fadiga, limpeza do aço, desoxidação, SAE 9254
How to cite
Costa, Miguel Luiz; Barcelos, Eduardo J. B. V.; Cé, José Carlos; Rosa, José Augusto C..
UM NOVO STATUS NO DESENVOLVIMENTO DE AÇO-MOLA DE VÁLVULAS PARA MOTORES DE ALTA PERFORMANCE,
p. 2927-2936.
In: 49th Congresso anual,
Rio de Janeiro, Brasil,
1994.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-49v6-379-388