Title

VALE DIGITAL: INCLUSÃO DIGITAL DE MAQUINISTAS

DIGITAL VALE: DIGITAL INCLUSION OF RAILROAD ENGINEERS

DOI

10.5151/5463-5463-0001

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Abstract

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a maior empresa de mineração diversificada das Américas. Presente em 14 estados brasileiros e em cinco continentes, opera mais de 9 mil quilômetros de malha ferroviária e 10 terminais portuários próprios. Em 2003, a Cia Vale do Rio Doce, lançou a Valer – Universidade Corporativa Vale, que é a responsável pela estratégia de educação e desenvolvimento de todos os empregados. Com a Valer, a CVRD vincula a estratégia de desenvolvimento dos empregados à estratégia de negócio da Cia. Uma das ações da Valer é o desenvolvimento da trilha de formação dos cargos técnicos de toda a CVRD. Essa trilha representa o programa curricular de formação que cada cargo técnico terá que percorrer. Nesse programa estão contemplados cursos presenciais, on line e blended. Em 2005, a Valer iniciou esse trabalho pela operação ferroviária. Para permitir que esse público venha a participar dos cursos que envolvem a modalidade de educação a distância, a Valer, em conjunto com a Diretoria de Logística lança a ação de inclusão digital por meio de um Programa chamado “Vale Digital”. O primeiro público a ser atendido, com esse programa curricular, será o formado pelos maquinistas em razão de sua responsabilidade na condução de composições ferroviárias onde as locomotivas são hoje máquinas integralmente informatizadas. Com essa ação, espera-se, em breve espaço de tempo, ter todo seu corpo técnico inserido no mundo digital, imprescindível para a participação desse público nas trilhas de formação e de acordo com as tendências mundiais de globalização. Isso, alinhado com políticas de responsabilidade social coorporativa, no entendimento que entre seus “stakeholders” o público interno é seu alicerce principal, a Companhia está consciente que sem colaboradores preparados e motivados não atingirá seus objetivos nem estará exercendo sua função social.

 

Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) is the largest diversified mining company in the Americas. Present in 14 Brazilian states and in five continents, it is supported by more than 9,000 kilometers of rail network and 10 port terminals that are owned by the company. In 2003, CVRD launched Valer (Vale Corporate University), which is responsible for the education and development strategy targeted at all employees. With Valer, CVRD links the employee development strategy to the company business strategy. One of Valer’s actions is the development of a training road map of technical jobs for the entire CVRD. This road map represents the curriculum requirements that every technical function shall fulfill. This program involves face-to- face, online and blended training sessions. In 2005, Valer started this program by working with railroad operators. To enable them to participate in training sessions involving distance education, Valer and the Logistics department launched a digital inclusion program called “Digital Vale”. This curriculum program will be first applied to railroad engineers due to their responsibility in operating railroad trains, whose locomotives have fully computerized engines today. This action aims at moving all technical job employees into the digital world in a short period of time, which is absolutely required to meet their road map requirements and global market trends. This action is aligned with corporate social responsibility policies, showing that employees are the foundation of the company’s stakeholders. The company is aware that, without well-trained and motivated employees, it can neither achieve its goals nor perform its social role.

Keywords

Inclusão digital; Responsabilidade social corporativa; “Stakeholders”; Desenvolvimento humano.

Digital inclusion; Corporate social responsibility; Stakeholders; Human development.

How to refer

Allan, Luciana; Freire, Ana Cláudia; Filho, Dilermando Allan. VALE DIGITAL: INCLUSÃO DIGITAL DE MAQUINISTAS , p. 1-8. In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social, São Paulo, 2006.
ISSN: - , DOI 10.5151/5463-5463-0001