Powered by Blucher Proceedings

Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM Vol. 62, Num. 62 (2007)


Título

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS COMO ASPECTO A SER CONSIDERADO NA DECISÃO PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS – ANÁLISE DO VALE DO PARAÍBA E SERRA DA MANTIQUEIRA

ECONOMICAL AND SOCIAL INDICATORS AS AN ASPECT TO BE CONSIDERED IN THE DECISION TO NEW ENTERPRISES - A VALE DO PARAÍBA AND SERRA DA MANTIQUEIRA ANALYS

Autoria

DOI

10.5151/2594-5327-2005-15069-0266

Downloads

119 Downloads

Resumo

Este artigo é uma pesquisa exploratória que visa estabelecer relações entre as teorias de crescimento e polarização de Sem, Kaldor e Myrdalcom a situação econômica e social das cidades da região do Vale do Paraíba e Mantiqueira e conseqüente atração de empreendedores para os municípios. Para isso, através de uma amostra de conveniência, foram selecionadas as três cidades com maiores rendas e as três cidades com menores rendas dentro de um conjunto de trinta e nove cidades que o NUPES-UNITAU relaciona em seu sítio na Internet com dados sócio-econômicos. Através dos dados do ano de 2000 dos municípios selecionados foi realizada uma comparação entre os aspectos levantados na teoria e a realidade das cidades e verificou-se a tendência de confirmação dos aspectos teóricos levantados na teoria através dos dados.

 

This paper is an exploratory research that aims to establish between the theory concerning polarization and growth of Sen, Kaldor e Myrdal with the economical and social situation in the Vale do Paraíba and Serra da Mantiqueira and consequently attraction of entrepreneurs to cities. For convenient, were chosen the three cities with the largest income and the three cities with least income in the group of 39 cities that NUPES-UNITAU display at their web site with social and economic data. Through selected cities data of 2000, made a comparison between theoretical aspects and realities cities and verified the tendency of theoretical aspects.

Palavras-chave

Crescimento; Mercado interno, Empreendedorismo.

Growth; Market; Entrepreneurship.

Como citar

Santos, Odete Alves da Silva Guerra dos; Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues; Januário, Ednei Augusto; Costa, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Luciano Budaszewski da; Melo, Francisco Cristóvão Lourenço de. INDICADORES SOCIOECONÔMICOS COMO ASPECTO A SER CONSIDERADO NA DECISÃO PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS – ANÁLISE DO VALE DO PARAÍBA E SERRA DA MANTIQUEIRA, p. 2471-2481. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327, DOI 10.5151/2594-5327-2005-15069-0266