Anais do Seminário de Automação & TI


ISSN 2594-5335

Título

ANÁLISE DE SIMULAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA DE UMA PLANTA DE LAMINAÇÃO

SIMULATIONS ANALYSE OF THE HOT STRIP MILL ELECTRICAL SYSTEM

DOI

10.5151/2594-5335-0028

Downloads

Baixar Artigo 36 Downloads

Resumo

Este trabalho analisa um sistema real de distribuição de energia de um laminador siderúrgico, nas atuais condições de operação e em um panorama de expansão. Foi implementado um modelo de simulação digital envolvendo um filtro ativo em paralelo com filtros passivos, inseridos no sistema de alimentação de energia dos cicloconversores. Seguiu-se um estudo sobre o uso combinado de filtros passivos e ativos, para verificar a operação coordenada destes para a efetiva compensação harmônica do sistema e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de energia elétrica do sistema elétrica da planta.

 

This work analyzes a real electrical power supply of a steelmaking rolling mill, in the present conditions, as well as in a scenario of plant expansion. A digital simulation model, consisting of a passive filter, active filter, cycloconverter load and power supply system was developed, followed by a study to investigate the combined use of passive and active filters, mainly to assess their effectiveness to compensate the harmonic components and, consequently, to improve the plant power quality level.

Palavras-chave

Filtros híbridos de potência; Compensação harmônica; Sistemas elétricos industriais; Qualidade de energia.

Hybrid filters; Harmonic compensation; Power electrical systems; Power quality.

Como citar

Ferreira, Célio Geraldo; Simonetti, Domingos Sávio Lyrio; Sousa, Gilberto Costa Drumond. ANÁLISE DE SIMULAÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA DE UMA PLANTA DE LAMINAÇÃO , p. 240-253. In: 12º Seminário de Automação de Processos, Vitória, 2008.
ISSN: 2594-5335 , DOI 10.5151/2594-5335-0028