ISSN 2594-357X
20° Simpósio de Mineração — vol. 20, num.20 (2019)
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Resumo
Desde 2011 embarcadores de cargas minerais devem atender à legislação vinculada ao Código Marítimo Internacional para Cargas Sólidas a Granel (IMSBC), promulgado pela Organização Marítima Internacional. Algumas cargas minerais podem se liquefazer durante uma viagem marítima, em determinadas condições, caso estejam com umidade acima de um certo nível, e seu deslocamento no porão pode prejudicar a estabilidade da embarcação. Para cargas susceptíveis a este fenômeno, o Código IMSBC estabelece que a umidade deve ser inferior ao Limite de Umidade Transportável (TML) para que o transporte ocorra com segurança. O TML dos finos de minério de ferro pode ser obtido através do teste de Proctor/Fagerberg Modificado para Finos de Minério de Ferro. O conhecimento relacionado ao TML se tornou essencial para os embarcadores, e estudos relacionados ao parâmetro são cada vez mais frequentes. Porém, a produtividade média para obtenção do TML através deste método é de uma a duas amostras por dia por executante, exigindo em torno de 50 kg por amostra. O presente trabalho apresenta um exemplo de aplicação prática de um modelo de previsão do TML. O uso do modelo reduziu substancialmente o esforço laboratorial, assim como a quantidade de amostra requerida para obtenção de conclusões relacionadas ao TML.
Since 2011 mineral cargo shippers shall comply with the Maritime Solid Bulk Cargoes (IMSBC) Code regulatory framework, established by the International Maritime Organization. Some mineral cargos may liquefy during passage, under certain conditions, if the moisture content is beyond a certain level, and the cargo shifting may jeopardize the stability of the vessel. For cargos which are susceptible to this phenomenon the IMSBC Code stablishes that the moisture content shall be below the Transportable Moisture Limit (TML) for safe transportation by sea. Iron ore fines TML can be determined through the Modified Proctor/Fagerberg Test for Iron Ore Fines. Knowledge related to the TML has become essential to shippers, and research works related to this parameter are increasingly frequent. However, the typical daily productivity for having a TML result through this method is one up to two samples per executant person, requiring approximately 50 kg per sample. This study presents a practical example of the application of a prediction model for estimating the TML. The model application reduced substantially the laboratory work and sample quantity requirement for obtaining conclusions related to the TML.
Palavras-chave
TML; Finos de minério de ferro; Modelo de previsão.
TML; Iron ore fines; Prediction model.
Como citar
Ferreira, Rodrigo Fina;
Lima, Rosa Malena Fernandes.
APLICAÇÃO DE UM MODELO PARA ESTIMATIVA DO TML PFD80 DE FINOS DE MINÉRIO DE FERRO
,
p. 238-246.
In: 20° Simpósio de Mineração,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357X-33631