Anais do Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas


ISSN 2594-4711

18° ENEMET vol. 18, num.18 (2018)


Título

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS ESTRUTURAIS COM ALTO TEOR DE SILÍCIO

EVALUATION OF CORROSION RESISTANCE OF HIGH SILICON STRUCTURAL STEELS

DOI

10.5151/2594-4711-31710

Downloads

Baixar Artigo 201 Downloads

Resumo

Daniela Barçante Perasoli (Universidade Federal de Ouro Preto); Raphael França Assumpção (Universidade Federal de Ouro Preto); Rogério Augusto Carneiro (USIMINAS); Dalila Chaves Sicupira (Universidade Federal de Ouro Preto); Vanessa de Freitas Cunha Lins (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

Grande parte da produção de aço do mundo pertence à classe dos aços HSLA (High Strength Low Alloy) e, como consequência da crescente variedade de aplicações desses materiais, novas gerações estão sendo desenvolvidas, dentre elas uma nova versão com alto teor de silício, que é o foco deste trabalho. Nesse sentido, o objetivo foi avaliar o comportamento de aços estruturais com alto teor de silício em comparação ao aço carbono manganês. Para isso, após 6 e 15 ciclos de ensaios cíclicos acelerados em atmosferas marinha e industrial, as amostras foram submetidas a testes de impedância eletroquímica em solução de Na2SO4. De forma geral, o estudo mostrou que em atmosfera marinha a resistência da camada de óxido formada (Rrust) aumentou com o número de ciclos. Já em atmosfera industrial não foi observada mudança significativa no comportamento dos aços com o aumento do número de ciclos. Além disso, observou-se um aumento da resistência à corrosão (Rt) em atmosfera industrial para os aços 2,18Si-Cu-Cr e 1,13Si-Cu-Cr com o número de ciclos. Por fim, destaca-se que o aço com maior adição de silício teve um desempenho superior aos demais aços quando em atmosfera marinha.

Palavras-chave

Aços estruturais; Resistência à corrosão; Ensaios cíclicos; Espectroscopia de impedância eletroquímica.

Weathering steel; Corrosion resistance; Cyclic tests; Electrochemical impedance spectroscopy

Como citar

Perasoli, Daniela Barçante; Assumpção, Raphael França; Carneiro, Rogério Augusto; Sicupira, Dalila Chaves; Lins, Vanessa de Freitas Cunha. AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À CORROSÃO DE AÇOS ESTRUTURAIS COM ALTO TEOR DE SILÍCIO , p. 98-108. In: 18° ENEMET, São Paulo, 2018.
ISSN: 2594-4711 , DOI 10.5151/2594-4711-31710