Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

CAPACITAÇÃO MINA, FERROVIA E PORTO PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS DE MANUSEIO DE MINÉRIO DE FERRO NO SISTEMA DE DESCARGA DO PORTO DE PONTA DA MADEIRA

ENHANCING MINE, RAILROAD AND PORT TO REDUCE IRON ORE HANDLING IMPACTS IN THE DISCHARGE SYSTEM OF PONTA DA MADEIRA PORT

DOI

10.5151/2594-357X-22706

Downloads

Baixar Artigo 678 Downloads

Resumo

O trabalho tem como objetivo reduzir os eventos de manuseio que paralisam o sistema de descarga no porto de Ponta da Madeira (PDM), em São Luis/MA, durante o período chuvoso. Tais eventos dificultam a transferência do minério de uma etapa para a outra subsequente, compreendendo desde a chegada dos vagões até a estocagem do minério nos pátios. São três diferentes impactos de manuseio considerados: 1) Água livre: existência de água aparente nos vagões; 2)Redescarga: sobra de minério no vagão; e, 3)Paralisação das rotas de descarga. Aplicou-se metodologia Seis Sigma nas etapas da cadeia produtiva, mina, ferrovia e porto, que direcionou as ações a serem implantadas. Os resultados mostram redução de 43,2% nos impactos de manuseio, comparando Janeiro-Abril de 2012 e 2011. Esta redução está sustentada em ações como: alteração do método de empilhamento e recuperação (mina); adequação do sistema de drenagem dos vagões (ferrovia), cobertura de todos transportadores entre virador e pátio, revitalização dos chutes de transferência, instalação de canhões de ar (porto), entre outras. Ao final do trabalho constatou-se que muitas das falhas de manuseio podem ser minimizadas e/ou eliminadas através de procedimentos operacionais, planos adequados de manutenção e da preparação do sistema durante o período de estiagem

 

This work aims to reduce the events that cause stoppages in the discharge system at Ponta da Madeira Port, in São Luís/MA during the wet season. Such events make difficult the transfer of ores from one stage to another, comprising the reception of the cars until the stacking in the stockyards. The impacts caused by handling were divided into three specific events: 1) Free water: occurrence of visible water into the cars; Redischarge: residues of ore; 3) routes of discharge. It was applied the Six Sigma methodology in all the integrated system, mine, railway and port, with the purpose to drive the actions to be implemented. The present results show a decrease of 43.2% in the impacts of handling, when compared the same period in 2011 and 2012, January to April. This reduction is sustained by actions like: changes in the method of stacking and reclaiming (mine); adequacy of the drainage system present in the whole cars fleet (railway), covering of the entire system of conveyor belts between the car dumpers and the stockyards, revitalization of the transfer chutes, installation of air cannons (port), among others. At the end of this job, it was found that many handling faults may be minimized and/or eliminated with the right observance of the operational procedures, suitable maintenance plans, besides the preparation of the system during the dry season.

Palavras-chave

Manuseio; Minério de ferro, Umidade; Redescarga.

Handling; Iron ore; Moisture; Redischarge.

Como citar

Maia, Décio; Cavalcante, Fabio; Antonialli, Fernando; Borges, Fernando; Rodrigues, Kardilson; Barboza, Lúcio Flavio; Guimaraes, Marco Aurelio; Caixeta, Nilton. CAPACITAÇÃO MINA, FERROVIA E PORTO PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS DE MANUSEIO DE MINÉRIO DE FERRO NO SISTEMA DE DESCARGA DO PORTO DE PONTA DA MADEIRA , p. 2781-2792. In: 42º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas / 13º Seminário Brasileiro de Minério de Ferro / 6th International Congress on the Science and Technology of Ironmaking, Rio de Jabeiro, 2012.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-22706