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2º Fórum ABM de Responsabilidade Social — vol. 2, num.2 (2006)
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Resumo
O Programa de Capacitação Sócio Educativo (Procap) da CST - Arcelor Brasil, existe há 25 anos. Durante esse período, capacitou cerca de 3500 adolescentes para o ingresso no mercado de trabalho. Desenvolvido pela empresa, em parceira com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Prefeitura Municipal de Serra, o programa visa a capacitar adolescentes de baixa renda, na faixa etária entre 15 e 18 anos incompletos, residentes no município de serra e que estejam cursando escolas da rede de ensino público, pertencentes a famílias com renda de até dois salários. Os adolescentes são contratados por 18 meses, com carteira assinada e com direitos a todos os benefícios como qualquer empregado da Companhia. Nesse período, os adolescentes passam pelos seguintes treinamentos: Módulo Básico (aulas de português, matemática, informática básica, expressão corporal e palestras educativas. Neste ano, foram incluídas aulas de empreendedorismo) e Módulo Profissionalizante (aprendizagem em serviços administrativos ou operador de computador), além de 1220 horas de atividades práticas (atuação nas áreas da CST- Arcelor Brasil). A carga horária total é de 1630 horas. Além do trabalho com os adolescentes, as famílias recebem orientações através de entrevistas individuais, encontros e visitas domiciliares, que auxiliam na melhoria da qualidade de vida. Na CST- Arcelor Brasil, os adolescentes são acompanhados por um “orientador”, empregado da empresa, que voluntariamente auxilia os adolescentes na sua prática profissional, durante todo o período de permanência na empresa.
The CST’s Social-Educational Qualification Program (Procap) has been in operation for 25 years. Along this period it has qualified around 3,500 teenagers to enter the job market. The program has been developed by the Company together with the School-Company Integration Center (CIEE), National Service for Commercial Training (Senac), and Serra City Hall, and it aims at qualifying teenagers from a low income family, between the ages of 15 and 18 (to be), residents of the municipality of Serra, attending a public school and of a family with an income of up to two minimum wages. The teenagers are officially hired for 18 months, receiving all the rights and benefits granted to CST’s employees. In this period the teenagers will receive the following trainings: the Basic Module (including Portuguese, Math, Basic Computer Science and Corporal Expression classes, educational lectures and, from this year on, classes on entrepreneurship) and the Professionalization Module (teaching of administrative services or computer operation), besides 1,220 hours of practice, acting in different areas of CST-Arcelor Brasil. The total training totals 1,630 hours. Besides working with teenagers, the families receive counseling through individual interviews, meetings and home visits, which aim to improve their quality of life. Além do trabalho com os adolescentes, as famílias recebem orientações através de entrevistas individuais, encontros e visitas domiciliares, que auxiliam na melhoria da qualidade de vida. At CST-Arcelor Brasil the teenagers are led by a “guide” – an employee who voluntarily assists the teenagers in their professional practice during their time in the Company.
Palavras-chave
Adolescentes; Capacitação; Mercado de trabalho.
Teenagers; Qualification; Job market.
Como citar
Almeida, Janaina Oliveira;
Meira, Sandra Alves;
Sabadini, Sandra Regina;
Pinheiro, Leila Fátima Braga;
Hackbart, Morgana Lopes;
Barreira, José Raimundo Pontes.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA
,
p. 199-204.
In: 2º Fórum ABM de Responsabilidade Social,
São Paulo,
2006.
ISSN: -
, DOI 10.5151/5463-5463-0025