ISSN 2594-5297
51º Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos - Internacional — vol. 51, num.51 (2014)
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Resumo
Devido às novas tendências de design de carrocerias de automóveis, as peças pertencentes a estas carrocerias apresentam características de fabricações cada vez mais críticas, principalmente relacionadas ao processo de estampagem. Uma forma de atuar neste processo para evitar perdas de produtividade, principalmente com o rompimento do material, é atuar na lubricidade entre o material e o ferramental do equipamento. A aplicação do óleo lubrificante na bobina de aço é uma forma de atuar na lubricidade, mas devido à criticidade de estampagem que determinadas peças apresentam, somente o óleo lubrificante não é suficiente para este fim. Visando atender essa necessidade, a CSN e seus fornecedores desenvolveram um sistema de lubrificante para seus aços, conhecida como tecnologia de pré-fosfato. Este trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens fornecidas pelo aço pré-fosfatizado no que se refere a estampagem crítica de peças automotivas, bem como avaliar o seu impacto no processo de pintura automotiva. Como resultado verificou-se que a camada de pré-fosfato impactou na redução do coeficiente de atrito do aço zincado de forma suficiente para confecção de peças críticas de carrocerias de automóveis. Verificou-se também que o filme de pré-fosfato é totalmente removido na etapa de desengraxe do processo pintura automotivo, não prejudicando as etapas subseqüentes do processo: fosfatização e pintura.
Due to new design trends of car bodies, parts belonging to these bodies exhibit characteristics of fabrications increasingly critical, especially related to the stamping process. One way to perform this process to avoid productivity losses, especially in relation to the rupture of the material, is to work in lubricity between the material and the tooling equipment. The application of lubricant oil on the steel coil is a way to act in the lubricity, but due to the criticalness of stamping certain parts show, just the lubricating oil is not sufficient for this purpose. Aiming at responding this need, CSN and its suppliers have developed a system lubricant for your products, known as pre-phosphate technology. This study aims to show the advantages provided by the pre-phosphatized steel as regards the critical stamping automotive parts, as well as evaluating their impact on the automotive painting process. As the result it was found that the film of pre-phosphate has impacted in a decrease in the coefficient of friction of galvanized steel sufficiently for making critical parts of car bodies. It was also observed that the pre-phosphate film is completely removed in the degreasing step of painting automotive process, not harming the subsequent steps: phosphating and painting.
Palavras-chave
Estampagem; Aço zincado; Coeficiente de atrito
Stamping, Galvanized Steel, Coefficient of friction
Como citar
Alberto Nei Carvalho Costa;
José Eduardo Ribeiro de Carvalho;
Fabiano Augusto Vallim Fonseca;
Marcelo Pereira de Oliveira;
Neilor da Silva Oliveira.
CARACTERIZAÇÃO DE AÇO ZINCADO PRÉ-FOSFATIZADO CSN PARA APLICAÇÃO EM ESTAMPAGEM DE PEÇAS CRÍTICAS NO SEGMENTO AUTOMOTIVO
,
p. 3287-3296.
In: 51º Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos - Internacional,
Foz do Iguaçu - Brasil,
2014.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/1983-4764-25706