Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

ELEVAÇÃO DO TEOR DE MgO DO SINTER COM O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DE CALCÁRIO DOLOMÍTICO

RISE-UP THE MgO CONTENT OF SINTER WITH THE INCREASE OF DOLOMITE USE

DOI

10.5151/2594-357X-17511

Downloads

Baixar Artigo 38 Downloads

Resumo

A qualidade do sinter é de grande importância para a estabilidade operacional do alto-forno. A sua composição química interfere diretamente na composição da escória modificando a sua viscosidade e interferindo diretamente na capacidade de drenagem deste líquido do cadinho. De forma a garantir uma boa fluidez da escória iniciou-se a utilização de calcário dolomítico na sinterização, como fonte de MgO, em substituição parcial ao serpentinito. A utilização do serpentinito é limitada em função do alto teor de sílica, o que impacta diretamente o volume de escória do sinter, elevando o fuel rate do alto-forno. Os resultados na sinterização mostraram que houve uma degradação da propriedade física do sinter e elevação do consumo específico de combustível, no entanto não houve perda significativa de produtividade da máquina de sinter para a proporção de calcário dolomítico utilizada. Para o alto- forno a redução da viscosidade da escória foi imprescindível para a estabilidade operacional do processo.

 

The sinter quality is very important to blast furnace operational stability. Its chemistry composition interferes directly on blast furnace slag, modifying its viscosity and drainage capability from the hearth. The use of the serpentinite is limited due to the high silica content, which impacts on the slag volume of sinter, increasing the blast furnace fuel rate. To guarantee a blast furnace slag good flowability, the sinter plant started using dolomite, in partial replacement to serpentinite. This work shows that sinter strength decrease and solid fuel consumption increase due to dolomite consumption increase. The dolomite proportion used did not affect significantly the sinter productivity. The lower blast furnace slag viscosity was essential to the process operational stability.

Palavras-chave

Calcário dolomítico; Sinterização; MgO; Serpentinito.

Dolomite, Sintering, MgO, serpentinite.

Como citar

Pimenta, Felipe Viana; Souza, Juliana Almeida de; Marques, Maurício Bittencourt; Bicalho, Rubens Moreira; Custódio, José Donizete; Ambrósio, Célio. ELEVAÇÃO DO TEOR DE MgO DO SINTER COM O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DE CALCÁRIO DOLOMÍTICO , p. 582-588. In: 40º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas e 11º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, Belo Horizonte, 2010.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357X-17511