ISSN 2594-357X
20° Simpósio de Mineração — vol. 20, num.20 (2019)
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Resumo
Com o início das operações do sistema Minas-Rio da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, MG, em 2014, foi também implementada e certificada uma metodologia para a realização de ensaios visando a obtenção dos resultados de TML (Transportable Moisture Limit – Limite de Umidade Transportável). Tal parâmetro fornece o limite máximo de umidade contida no material que poderia ser transportado sem o risco do processo de liquefação da carga, o que poderia ocasionar incidentes como o adernamento de embarcações que transportam concentrado de minério de ferro à granel, em alto mar. Isto significa que, ao realizar um carregamento de um navio, a umidade do material a ser transportado não deverá possuir umidade superior ao valor de referência do TML, obtido em ensaio físico e, intrínseco ao material. Caso isto aconteça o carregamento pode ser rejeitado. A partir de 2014 observou-se uma tendência de queda para este parâmetro de referência no sistema Minas-Rio, com resultados se aproximando da umidade do produto filtrado, trazendo riscos para a operação do empreendimento. Desta forma, uma investigação das possíveis causas para entendimento desta tendência de queda foi requerida.
With the start-up of the Minas-Rio system, Anglo American, in Conceição do Mato Dentro, MG, in 2014, a methodology was also implemented and certified to perform the tests to obtain the results of TML (Transportable Moisture Limit). Such a parameter provides the maximum moisture content contained in the material that could be transported without the risk of the cargo liquefaction process, which could lead to incidents such as the tipping of ships carrying iron ore concentrate in bulk on the deep water. This means that when loading a ship, the moisture content of the material to be transported should not be higher than the TML reference value, obtained in a physical test and intrinsic to the material. Should this occur the charging may be rejected. From 2014 a downward trend was observed for this reference parameter in the Minas-Rio system, with results approaching the moisture of the filtered product, bringing risks to the operation of the project. In this way, an investigation of the possible causes for understanding this downward trend was required.
Palavras-chave
TML; Transportable Moisture Limit; Minério de ferro à granel; Liquefação de cargas.
TML; Transportable Moisture Limit; Bulk iron ore; Liquefaction.
Como citar
Menezes, Késsius Bortolan;
Russo, José Francisco Cabello;
Araújo, Denílson Rodrigues de;
Turrer, Henrique Dias Gatti;
Sales, Alice Siqueira;
Miranda, Ângelo Alessandro;
Silva, Marcelo Nazaro.
ENTENDIMENTO SOBRE AS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NO TML
,
p. 324-335.
In: 20° Simpósio de Mineração,
São Paulo,
2019.
ISSN: 2594-357X
, DOI 10.5151/2594-357X-33775