ISSN 2594-5297
50º Seminário de Laminação — vol. 50, num.50 (2013)
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Resumo
O objetivo do trabalho é avaliar a evolução dos parâmetros de rugosidade e ondulação na deformação em tração simples e deformação plana de chapas de aço Interstitial Free - IF. Avaliaram-se os vários parâmetros de rugosidade tais como a rugosidade média Ra, distância máxima pico-vale Rt e parâmetros da ondulação: distância máxima pico-vale da ondulação Wt, ondulação média Wa, altura do pico máximo da ondulação Pp e profundidade máxima do vale Pv. Foram confeccionados e ensaiados corpos de prova de tração simples aço IF, considerando 0o, 45o e 90o de direção da laminação e corpo de prova tipo IRSID de deformação plana. Durante os ensaios de tração, foram medidas as deformações principais no plano da chapa, 1 deformação longitudinal e 2 deformação transversal. Por meio destes dados experimentais foi possível obter os pontos necessários para se traçar as curvas dos parâmetros de rugosidade e ondulação versus deformação equivalente e determinar a equação da evolução desses parâmetros. As curvas dos parâmetros Ra, Rt, Wa, Wt, Pv e Pp versus a deformação equivalente foi do tipo equação fenomenológica do terceiro e quarto graus. A seguir, avaliou-se a evolução das taxas de crescimento de Wa, Wt, Pv e Pp com a deformação equivalente. A partir dessas curvas de taxa de crescimento traçadas foi também possível propor um critério de surgimento da estricção local visível na superfície da chapa.
O objetivo do trabalho é avaliar a evolução dos parâmetros de rugosidade e ondulação na deformação em tração simples e deformação plana de chapas de aço Interstitial Free - IF. Avaliaram-se os vários parâmetros de rugosidade tais como a rugosidade média Ra, distância máxima pico-vale Rt e parâmetros da ondulação: distância máxima pico-vale da ondulação Wt, ondulação média Wa, altura do pico máximo da ondulação Pp e profundidade máxima do vale Pv. Foram confeccionados e ensaiados corpos de prova de tração simples aço IF, considerando 0o, 45o e 90o de direção da laminação e corpo de prova tipo IRSID de deformação plana. Durante os ensaios de tração, foram medidas as deformações principais no plano da chapa, 1 deformação longitudinal e 2 deformação transversal. Por meio destes dados experimentais foi possível obter os pontos necessários para se traçar as curvas dos parâmetros de rugosidade e ondulação versus deformação equivalente e determinar a equação da evolução desses parâmetros. As curvas dos parâmetros Ra, Rt, Wa, Wt, Pv e Pp versus a deformação equivalente foi do tipo equação fenomenológica do terceiro e quarto graus. A seguir, avaliou-se a evolução das taxas de crescimento de Wa, Wt, Pv e Pp com a deformação equivalente. A partir dessas curvas de taxa de crescimento traçadas foi também possível propor um critério de surgimento da estricção local visível na superfície da chapa.
Palavras-chave
Ensaio de tração; Aço IF; Rugosidade; Direção de laminação.
Tensile test; IF steel; Roughness; Rolling direction.
Como citar
Unfer, Ricardo Kirchhof;
Bressan, José Divo.
ESTUDO DA RUGOSIDADE E ONDULAÇÕES NA CONFORMAÇÃO DE CHAPAS DE AÇO INTERSTICIAL FREE – IF
,
p. 818-828.
In: 50º Seminário de Laminação,
São Paulo,
2013.
ISSN: 2594-5297
, DOI 10.5151/2594-5297-24083