Anais do Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas


ISSN 2594-4711

Título

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO EM TRAÇÃO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM FIBRAS DE VIDRO E FIBRAS NATURAIS

TENSILE MECHANICAL BEHAVIOR OF HYBRID COMPOSITES WITH GLASS AND NATURAL FIBERS

DOI

10.5151/2594-4711-23333

Downloads

Baixar Artigo 236 Downloads

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento e a caracterização de compósitos poliméricos híbridos associando fibras sintéticas e naturais. Busca-se obter um material que combine baixo custo e bom desempenho mecânico e que tenha compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. O compósito desenvolvido é um laminado de cinco camadas sendo três camadas de mantas de fibras de vidro-E intercaladas com duas camadas de fibras naturais, podendo estas ser fibras de sisal, coco ou bucha-natural. A técnica utilizada foi a de moldagem manual seguida de compressão. A matriz é a resina poliéster ortoftálica. Foi realizado um estudo comparativo das propriedades mecânicas em tração dos três tipos de laminados híbridos e de um laminado unicamente com fibras de vidro e com mesmo número de camadas. Entre os três tipos de compósitos híbridos, o de sisal/vidro é o que apresentou melhor comportamento se aproximando do desempenho do compósito apenas com fibra de vidro, sendo um potencial substituto.

 

The aim of this work is to develop a polymeric hybrid composite associating synthetic and natural fibers. The objective is to obtain a material that associates a good mechanical performance, low cost and commitment to the environment preservation. The composite is a laminated with five layers formed by a matrix of polyester resin reinforced by alternated layers of glass-E mats and vegetal fibers that could be, sisal, coir or natural sponge. The technique used was hand-lay-up. The tensile mechanical behavior of the hybrid composites was evaluated and compared with a glassfiber composite. The hybrid composite sisal/glass presented the best behavior approaching of the glassfiber composite. This composite may be a potential replacement

Palavras-chave

Compósito híbrido; Fibras naturais; Fibras de vidro.

Hybrid composite; Natural fibers; Glassfiber.

Como citar

Voltz, Hiury; Silva, Rosana Vilarim da. ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO EM TRAÇÃO DE COMPÓSITOS HÍBRIDOS COM FIBRAS DE VIDRO E FIBRAS NATURAIS , p. 317-324. In: 13º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, São Paulo - Brasil, 2013.
ISSN: 2594-4711 , DOI 10.5151/2594-4711-23333