Anais do Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas


ISSN 2594-4711

Título

ESTUDO SOBRE O USO DO REJEITO SIDERÚRGICO CAREPA PARA A FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

STUDY ON THE USE OF REJECT CAREPA STEEL FOR MANUFACTURE OF CONCRETE BLOCK IN THE CONSTRUCTION INDUSTRY

DOI

10.5151/2594-4711-23415

Downloads

Baixar Artigo 311 Downloads

Resumo

Um dos principais rejeitos da indústria siderúrgica é a carepa de aço. Segundo a NBR 10004 trata-se de um resíduo de Classe II A - não inerte, não inflamável, não reativo, não perigoso por toxidade e não-patogênico. Em vista dessas características somadas ao seu alto teor de ferro, a carepa se apresenta como uma promissora alternativa de reaproveitamento. Este trabalho propõe seu emprego na construção civil como matéria-prima para a fabricação de blocos de concreto em substituição ao agregado graúdo, que é um recurso não renovável. Foram realizados ensaios quanto à condutividade elétrica e medidas de tensão nos blocos fabricados, constatando que o bloco com carepa constitui-se em uma pilha galvânica devido a diferença de potencial nos pontos com e sem carepa. Observou-se também que os pontos com carepa apresentaram uma ddp de 10 mV/cm a 30 mV/cm e uma resistência à compressão média superior ao mínimo de 4,5 Mpa para estruturas civis pela norma NBR 8215, o que possibilita o uso estrutural civil, porém o limita a ambientes secos.

 

The scale is a major waste of the steel industry. According to NBR 10004 it is a residue of Class II A - not inert, non-flammable, non-reactive, not dangerous for toxicity and non-pathogenic. These features plus its high iron content, scale is presented as a promising alternative for recycling. This work proposes its application in the construction industry as raw material for the production of concrete blocks in substitution to coarse aggregate, which is a non-renewable resource. Testing of electrical conductivity and voltage measurements were performed in blocks. Observed that the block with scale is in a galvanic cell because of the potential difference in sections with and without scale. The points with scale showed a potential difference of 10 mV/cm at 30 mV/cm and a compressive resistance average above the minimum of 4.5 Mpa by standard NBR – 8215, allowing the structural civil use, but limits it to dry environments.

Palavras-chave

Corrosão; Reaproveitamento; Carepa; Concreto.

Corrosion; Recycling; Scale; Concrete.

Como citar

Parreira, Débora Paulino; Teixeira, Ricardo Luiz Perez. ESTUDO SOBRE O USO DO REJEITO SIDERÚRGICO CAREPA PARA A FABRICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO NA INDÚSTRIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL , p. 377-385. In: 13º ENEMET - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, São Paulo - Brasil, 2013.
ISSN: 2594-4711 , DOI 10.5151/2594-4711-23415