Anais dos Seminários de Redução, Minério de Ferro e Aglomeração


ISSN 2594-357X

Título

LOGÍSTICA INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PORTOS DE MINÉRIO DE FERRO NA VALE

INTEGRATED IRON ORE PORT SUPPLY CHAIN LOGISTICS AT VALE

DOI

10.5151/2594-357x-0012

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Resumo

O Sistema Integrado de Otimização Portuária (SIOP), em uso na VALE, apóia e integra as decisões tomadas pelos quatro grupos de planejamento que gerenciam a fila de navios, o pátio do porto, a fila de trens e o virador de vagões em cada um dos três sistemas produtivos da VALE. As decisões abrangem do uso dos trens à atracação e carregamento dos navios. O SIOP possui algoritmos para decidir: que navio usa que berço e quando; que área do porto armazena que pilhas de minério para que embarques; que pilhas são usadas para carregar que navios em que instantes e com que recursos; que trens carregam que minérios para que embarques; e que virador de vagão vira que lotes para colocar em que pilhas formadas com que recursos. Os quatros grupos de planejamento decidem conjuntamente baseados nas sugestões do SIOP, que possui sete modos de operação para permitir esse planejamento otimizado e integrado. Os planejamentos podem agora ser feitos em alguns minutos, o que permite a análise de vários cenários e o uso do conhecimento dos especialistas para obter planos ainda melhores, resultando numa logística de minério de ferro cuidadosa e eficiente.

 

The Integrated Port Optimization System (SIOP), in use at VALE, supports and integrates decisions taken by the four planning groups that manage the vessel queue, port yard, train queue and car dumper in each of the three productive systems operated by VALE. Decisions range from planning the use of trains to the berthing and loading of vessels. SIOP is powered by algorithms designed to: choose and schedule a berth for each vessel; designate which area in the port yard stores stockpiles for each shipment; decide which stockpile is used in the loading of each ship at each instant in time and which resources are used; determine for each train the type of iron ore it carries and which shipment it meets; and, lastly, choose the car dumper, the equipments needed and the stockpile each block of cars will be dumped to. The four managing groups jointly decide based on the SIOP planning suggestions. SIOP has seven modes that allow generating optimized and integrated plans. Planning can now be done in a few minutes allowing the analysis of several scenarios. User expertise can be used to design improved operations plans that amounts to a more efficient iron ore logistics.

Palavras-chave

Logística de minério de ferro; Planejamento integrado; Otimização.

Iron ore logistics; Integrated planning; Optimization.

Como citar

Valentim, José; Augusto, Ricardo; Lima, Leôncio; Caldas, Torquato; Sacramento, Vicente; Dazzi, Giselle; Martins, Aline; Martins, Sergio Ferreira; Coelho, Marcelo; Poggi, Marcus. LOGÍSTICA INTEGRADA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE PORTOS DE MINÉRIO DE FERRO NA VALE , p. 114-124. In: 38º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas e 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro, São Luís - MA, 2008.
ISSN: 2594-357X , DOI 10.5151/2594-357x-0012