Anais do Congresso Anual da ABM


ISSN 2594-5327

62º Congresso anual da ABM vol. 62, num.62 (2007)


Título

PROCESSAMENTO DO COBRE POR EACI

MECHANICAL PROPERTIES OF COPPER AFTER ECAP

DOI

10.5151/2594-5327-0145

Downloads

Baixar Artigo 43 Downloads

Resumo

A Extrusão Angular em Canais Iguais (EACI) é um método de deformação plástica severa que consiste em submeter um corpo de prova a grandes deformações por meio de sua passagem em canais de seções transversais iguais que se interceptam. Neste trabalho, barras de cobre eletrolítico foram submetidas a três passes pela rota C desta operação com o objetivo de verificar o ganho em resistência mecânica proporcionado pelo processo. A extrusão foi realizada à temperatura ambiente em uma matriz bipartida com ângulo entre canais de 90o e raio de curvatura de 0o. Amostras das seções transversais e longitudinais dos corpos de prova de EACI foram retiradas para ensaios de microdureza. Os ensaios de compressão foram realizados em corpos de prova cilíndricos usinados na direção longitudinal dos que foram submetidos à EACI. Os resultados mostraram que a extrusão angular em canais iguais conduziu ao aumento da resistência mecânica do cobre e que a microdureza do material é diferente para as seções transversal e longitudinal da barra processada.

 

Equal Channel Angular Pressing (ECAP) involves the shearing of the material through two equal and intersecting channels. The present work analyses the mechanical properties of copper annealed and after multiple passes of ECAP at room temperature. Compression and microhardness tests indicate improvement on the resistance of the copper processed.

Palavras-chave

EACI; Refino de grão; Propriedades mecânicas; Cobre

ECAP; Grain refinement; Mechanical properties; Copper.

Como citar

Santos, Mateus Oliveira; Figueiredo, Roberto Braga; Aguilar, Maria Teresa Paulino; Cetlin, Paulo Roberto. PROCESSAMENTO DO COBRE POR EACI , p. 1324-1332. In: 62º Congresso anual da ABM, Vitória, 2007.
ISSN: 2594-5327 , DOI 10.5151/2594-5327-0145